Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Criança > Alimentos que causam cólicas no bebê

Alimentos que causam cólicas no bebê

As cólicas em bebês são problemas bastante comuns e que acabam com várias noites de sono de muitas mamães. Pra piorar a situação, a maioria das mulheres se desespera quando o pequenino não para de chorar, e muitas dúvidas acabam surgindo nesse momento, pois esse tema é cercado de mitos e verdades e cada pessoa tem uma opinião diferente sobre o assunto. Por isso que a melhor dica é se prevenir do problema. Conheça quais os alimentos que causam cólicas no bebê.

A cólica é um problema bastante frequente. (Foto: divulgação)

Por que ocorre a cólica nos bebês

O aparelho gastrointestinal do bebê ainda é imaturo, e à medida que vai se desenvolvendo, as cólicas tendem a ir desaparecendo sem que seja necessário nenhum tipo de intervenção. Geralmente esse problema costuma durar até por volta do quinto mês de idade.

Outro motivo para a ocorrência das dores abdominais nos pequeninos é a deglutição de ar durante a alimentação. Daí a importância de deixar o bebê na vertical, durante cerca de 10 minutos, após cada mamada.

Por mais que esse problema cause muito desconforto na criança, os pais não precisam se desesperar, pois as cólicas não são perigosas. Entretanto, é preciso lembrar que nem todo o choro é causado por cólicas e, por isso, crianças que choram demais merecem uma visita ao pediatra, para que sejam investigadas outras doenças, como dor de ouvido ou até mesmo refluxo gastroesofágico.

Leia aqui: 4 Receitas de sucos para bebês

Muitos pais passam as noites em claro cuidando do filho com cólica. (Foto: divulgação)

Alimentos que causam cólica no bebê

A lista de alimentos que são capazes de causar cólicas em bebês é enorme e pode acabar assustando muitas mães. É preciso saber que as causas de cólica são bastante específicas de uma criança para outra, e o alimento que faz mal para determinado indivíduo pode não ter o mesmo efeito sobre outro.

As cólicas são desencadeadas por substâncias presentes no leite materno, oriundas da alimentação da mulher. Como toda mãe que está amamentando precisa ter um cardápio variado e rico em nutrientes diversos, é importante tentar identificar o alimento que faz mal para seu bebê, antes de ir restringindo a dieta. Uma dica é manter um diário alimentar, onde deve ser anotado tudo o que se come.

Aqui você tem mais: Bebês fofos e engraçados: fotos

Os principais alimentos capazes de causar cólicas em bebês são:

  • Banana;
  • Bebidas estimulantes, como café e refrigerante;
  • Brócolis;
  • Cebola;
  • Chocolate;
  • Couve-flor;
  • Feijão / favas;
  • Frutas cítricas;
  • Frutas silvestres;
  • Leite / derivados;
  • Pepino;
  • Pimenta;
  • Pimentão;
  • Repolho.
Com alguns cuidados é possível garantir o conforto do pequenino. (Foto: divulgação)

A cólica em bebês é um problema sério para algumas famílias, que perdem várias noites de sono tentando lidar com esse tipo de situação. A melhor alternativa é se prevenir, apostando em alguns cuidados alimentares da mulher que amamenta, a fim de garantir mais conforto para o pequenino.

O chá é um grande aliado no combate a cólica (Foto Divulgação: MdeMulher)
O chá é um grande aliado no combate a cólica (Foto Divulgação: MdeMulher)

Chás que ajudam a eliminar a cólica

Muitos bebes quando nascem sofrem com cólicas, que na maioria dos casos, se estendem até o terceiro mês de nascido. Esse processo das cólicas deixa as crianças desconfortáveis, pois choram muito, enquanto que os pais se desesperam, pois já não sabem o que fazer para acabar com tanto sofrimento. O recomendado pelos pediatras é que nos primeiros meses o bebe se alimente apenas com o leite materno. No entanto existem alguns remédios naturais que podem ajudar a eliminar as cólicas nos bebes, como os chás.

Confira alguns chás para bebe que ajudam a combater as cólicas:

As cólicas tendem a ocorrer até o terceiro mês (Foto Divulgação: MdeMulher)
As cólicas tendem a ocorrer até o terceiro mês (Foto Divulgação: MdeMulher)

Chá de Camomila com Erva Doce e Louro

O chá possui ervas importantes, pois a Camomila é uma erva calmante, a Erva Doce e o Louro são ervas responsáveis pelo combate da dor e o desconforto causado pelas cólicas. Outra propriedade desse chá e o poder diurético ajudando na digestão.

Ingredientes do Chá:

– 1 folha de louro;

– 1 colher de chá rasa de camomila;

– 1 colher de chá de Erva doce

Adicione todos os ingredientes para ferver em uma panela. Deixe no fogo fervendo por cerca de 5 minutos. Depois de pronto coe e de  para o bebe uma colher de sopa a cada duas horas.

A cólica pode ser eliminada com chá (Foto Divulgação: MdeMulher)
A cólica pode ser eliminada com chá (Foto Divulgação: MdeMulher)

Chá de Alfazema

O chá de Alfazema é excelente para acabar com a cólica do bebe, pois apresenta propriedades antiespasmódico e relaxantes.

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de flores de Alfazema

–  ½ litro de água

Modo de preparo do chá

Adicione a água em um recipiente e coloque para ferver. Após ferver apague o fogo e acrescente as flores de Alfazema tampe o recipiente e deixe descansar por 5 minutos. Tempo suficiente para ocorre à infusão e liberar as propriedades. Coe e de para o bebe no máximo duas colheres de sopa ao dia.

O aleitamento materno é o mais indicado para o bebe não ter cólica (Foto Divulgação: MdeMulher)
O aleitamento materno é o mais indicado para o bebe não ter cólica (Foto Divulgação: MdeMulher)

Chá de Erva Doce

Ajuda na digestão do leite eliminando a cólica nos bebes. A Erva doce é maravilhosa.

Ingredientes para o preparo do chá

– 5 colheres de sopa de Erva Doce

– 1 litro de água mineral de sua preferência

Modo de fazer

Coloque a água mineral para ferver, quando estiver borbulhando adicione as colheres de sopa de Erva Doce  e deixe ferver durante 5 minutos, depois desligue o fogo e deixe descansar até esfriar. Coe e de para o bebe 1 colher de chá a cada 3 horas e a cólica será eliminada.

O que fazer quando o bebe tem cólica?

É muito comum ouvir as mães de bebes falarem que seu filho chora muito de cólicas. É uma lástima que ainda tenham bebes que sofram com esse problema. Na realidade ainda não inventaram um medicamento que seja eficaz contra a cólica e que não faça mal ao organismo, tão indefeso, do bebe. Por mais que hajam propagandas de medicamentos nenhum é eficaz, pode até amenizar um pouco o problema para alguns bebes, mas para a maioria não funciona. Mas o que fazer então? Veja aqui algumas dicas que vamos dar a você.

Quando a cólica aparece?

A cólica tende a aparecer nos bebes entre duas e três semanas depois de nascido. Veja bem, é comum que os bebes chorem quando estão com fome ou com a fralda cheia, portanto é importante saber identificar o choro do seu bebe. Nem sempre o choro indica cólica, pelo contrário pode ser outro motivo. Porém se nada faz com que ele pare de chorar então você terá a certeza de que é cólica mesmo.

Quais os sintomas da cólica em bebes?

Não é difícil diagnosticar se o bebe chora por estar com cólica, basta prestar atenção nos sintomas. Para tanto veja abaixo quais são eles:

– Crises de choro forte por muito tempo e você não consegue acalmar o bebe;

– O bebe tende a soltar gases quando chora forte;

–  Quando o bebe tem cólica ele encolhe e espicha as perninhas arqueando as costinhas. Ele faz todos esses movimentos ao mesmo tempo.

A cólica costuma ser mais forte a tardinha, no final do dia, mas em casos mais graves ela pode atacar várias vezes ao dia deixando a hora da mamada ainda mais difícil. Existem bebes que só tem cólica após mamar, pois engole muito ar ao sugar o leite, por isso é importante saber a posição adequada para dar de mama ao bebe e evitar que o mesmo acabe engolindo ar.

Quando a cólica do bebe passa?

A cólica do bebe não tem um determinado tempo para passar, vai depender do organismo de cada um. No entanto é comum que o pico da cólica seja por volta da sexta semana, mas ela dura em média entre 3 e 4 meses. Alguns bebes costumam ter cólicas até o sexto mês, mas é muito raro. Você pode auxiliar o bebe a não ter cólicas fazendo massagens na hora do banho, pode ser nas costinhas e na barriguinha com um óleo próprio para massagens em bebes. outra dica é não deixar o bebe pegar frio na hora do banho ou da troca de fralda. se o bebe nascer no inverno aqueça o ambiente antes de tirar a roupa para o banho, o mesmo faça na hora da troca da fralda. Se o quartinho do bebe for uma peça quente que pega sol não precisa aquecer antes da troca.

Porque os bebes tem tanta cólica?

Ainda não existe um diagnóstico certo das cólicas em bebes, mas 20% deles sofrem com essa doença. A cólica ataca bebes que mamam no peito, bebes que tomam mamadeira, meninos e meninas. A única conclusão que os especialistas chegaram é que o sistema digestivo do bebe é imaturo, que faz com que o intestino tenha cólicas por conta do leite, alguma substância que o mesmo tenha, seja leite materno ou industrializado. Outra hipótese, que também é estudada é o fato de o bebe não ter força suficiente para expelir os gases do intestino que ainda é muito sensível. Enfim, o que importa é que as cólicas são uma realidade e que não há o que fazer para passar. O que se pode é dar uma amenizada nas cólicas usando receitas caseiras e em últimos casos medicamentos receitados pelo pediatra.

Recomendado para você
Comentários
  1. cidinha disse:

    Adorei a reportagem sobre cólica em bebês.Sou babá é bom saber um pouco mais para ajudar meus pequeninos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *