Menu

Saúde

Atualizado em 25 de setembro de 2011, às 21:47
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Alimentos que auxiliam na cicatrização de cirurgias

Após um procedimento cirúrgico nada melhor que cuidados especiais para que seu corpo se recupere da maneira esperada.

270243 Frutas que ajudam em cicatrização 300x300 Alimentos que auxiliam na cicatrização de cirurgias

Os alimentos são os maiores aliados à saúde e o bem-estar do ser humano. Em todo tempo, vitaminas e nutrientes são os principais responsáveis para garantir a manutenção de uma vida mais saudável. Mas, além disso, temos também os alimentos. Eles proporcionam grandes benefícios visto que evitam problemas de saúde em seu estado presente e futuro. E mais: Eles auxiliam na cicatrização de cirurgias e até mesmo outros tipos de ferimentos. Você sabia? Após uma cirurgia, todo organismo necessita devuma atenção redobrada. É preciso consumir maior parte de proteínas e calorias a fim de que a cicatrização tenha uma melhora significativa.

Para quem passou por cirurgia, saiba que existem alguns tipos de medicamentos que podem ser utilizados durante a recuperação pós-cirurgia. Eles ajudam a minimizar os efeitos colaterais. Nos dias seguintes, você precisa ter uma boa alimentação. Ela é fundamental para sua recuperação ocorrer de forma adequada. Nem todas as pessoas ficam atentas a estes detalhes e acabam apresentando um estado de saúde agravado por falta de
cuidados específicos. Faça a diferença, observe e pratique as dicas.

Geralmente, antes de qualquer procedimento cirúrgico, os médicos recomendam alguns tipos de dietas durante uma ou duas noites anteriores à cirurgia a fim de que se evite o máximo de formação de resíduos. Salientamos que no caso da cirurgia do cólon, geralmente, a dieta é líquida e pobre em resíduos.

Está em estado de recuperação? Está passando pelo momento pós-cirúrgico? Para auxiliar o processo de cicatrização, os alimentos que possuem grande fonte de vitamina C são os mais recomendados pelos médicos. Algumas frutas são ricas neste tipo de nutriente.
Daremos destaque as que se seguem:

- Frutas cítricas como morango, laranja, goiaba, acerola, caju, limão, Kiwi e abacaxi. Além de auxiliar em todo o processo de cicatrização, elas também aceleram a recuperação.

-Os alimentos consumidos na hora do almoço e jantar também surtem grandes efeitos neste processo. São eles: Espinafre, pimentão, brócolis e tomate. Eles são ótimos antioxidantes, pois possuem poder para combater os radicais livres os quais previnem o envelhecimento precoce, o desgaste da pele e alguns tipos de câncer. Dentre outros efeitos podemos registrar:

*Reforço ao sistema imunológico;

*Consequentemente, temos a prevenção de resfriados, gripes e febres;

*Formação de colágeno (substância que proporciona elasticidade da pele);

*Melhor cicatrização e recuperação mais rápida.

É fundamental que os momentos pós-operatórios sejam de muito cuidado e repouso. No entanto, repousar o corpo não surtirá o efeito esperado se sua alimentação não for à correta. No caso da cicatrização, ela poderá ser agravada se os limites estabelecidos pelo médico e os alimentos não forem seguidas à risca. Por isso, é imprescindível ficar atento a todas as recomendações e fazer uso dos melhores alimentos que foram aqui citados para se ter uma excelente recuperação após uma cirurgia.

 

 

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.