Menu

Saúde

Atualizado em 10 de outubro de 2011, às 10:54
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Alimentos que Ajudam a Memória (Fortalecer)

A nossa memória precisa ser estimula, pois somente assim, ela estará em constante renovação

memoria alimentacao Alimentos que Ajudam a Memória (Fortalecer)

Todo o ser humano é dotado de inteligência e de um organismo que funciona de forma correta durante muito tempo, ou melhor, deveria funcionar.  Muitos conseguem ter uma vida longa, sem apresentar problemas, seja de ordem orgânica, física ou mental. Porém, outros indivíduos, durante  certa idade, começam a apresentar falhas na máquina humana. Algumas dessas falhas podem ocorrer em qualquer parte do corpo e uma muito frequente é com relação à memória.

Algumas pessoas começam apresentar problemas com a organização de seus pensamentos, começando a esquecer certos assuntos ou tarefas. Isso é muito comum nos dias de hoje. Porém, existem alguns alimentos que podem auxiliar a fortalecer nossa memória. Eles auxiliam como uma barreira contra certos males.

Vamos  conhecer quais são os alimentos que ajudam a memória: uma substância importante que existe em quase todos os alimentos, ajuda bastante na formação de membranas celulares e que atua como fonte de energia para o cérebro: a colina. Essa substância é encontrada nas carnes e nos vegetais com muita facilidade.

Dentre os alimentos que encontramos tal substância está:

Gema de ovo

Peixes

Frutas e vegetais amarelos:  Mamão, manga, pêssego, cenoura, abóbora

Frutas vermelhas – Morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia e tomate, também possuem pigmentos antioxidantes que combate os radicais livres e ajudam a memória.

Oleaginosas – castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim.

Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas, leite e derivados

A nossa memória precisa ser estimula, pois somente assim, ela estará em constante renovação e ficará ativa. Além da alimentação, devemos estimular a memória através de leitura, jogos como quebra-cabeça, cruzadinhas de jornais e revistas, aprenda algo novo, como por exemplo, um novo idioma, essas e outras atividades ajudarão sua memória a ficar ativa.

Precisamos estar atentos a tais detalhes, pois à medida que envelhecemos a tendência ao esquecimento aumenta.

Com o passar do tempo é normal que você tenha certa dificuldade para se lembrar de determinadas situações, que precise de mais tempo para encontrar a palavra adequada ou para memorizar uma instrução ou uma aula. Além disso, a situação se complica com o estresse da vida cotidiana, que provoca uma redução na atenção; com o maior número de eventos ou obrigações para lembrar; com a facilidade de acesso à informação registrada, e a conseqüente perda do exercício da memória. Portanto, exercite a sua memória e viva mais feliz.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.