Menu

Saúde

Atualizado em 15 de agosto de 2012, às 16:45
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Alimentos que ajudam a ficar acordado

Saiba sobre a importância de uma boa noite de sono para a realização das atividades diárias e confira dicas de alimentos que ajudam a ficar acordado e com mais disposição.

Todo mundo já ouviu falar que existem alguns alimentos que afastam o sono, ajudando o indivíduo a se manter acordado. Eles são considerados estimulantes e muito consumidos com o intuito de manter o corpo com mais disposição durante o dia. Saiba mais sobre o assunto e confira os alimentos que ajudam a ficar acordado.

501994 Os alimentos que ajudam a ficar acordado devem ser consumidos com moderação Fotodivulgação. Alimentos que ajudam a ficar acordado Os alimentos que ajudam a ficar acordado devem ser consumidos com moderação (Foto: divulgação).

Importância de uma boa noite sono

Não existe nada pior do que sentir sono em locais que são totalmente inconvenientes, como no trabalho, durante a aula ou em algum evento especial. Sentir sono nesses momentos pode se tornar algo preocupante e incômodo, principalmente para as pessoas que necessitam da atenção.

Para evitar a sonolência desnecessária no dia seguinte é indispensável uma boa noite de sono. Porém, existem pessoas que mesmo após várias horas dormindo, ainda sentem sono. Uma dica para elas é investir nos alimentos que ajudam a combater o sono.

Existem vários alimentos que fazem com que o nosso organismo tenha mais energia e disposição para realizar suas atividades diárias. Eles são considerados estimulantes e podem ajudá-lo a ficar acordado por muito mais tempo.

501994 Ter uma boa noite de sono é indispensável para se manter acordado durante o dia Fotodivulgação. Alimentos que ajudam a ficar acordado Ter uma boa noite de sono é indispensável para se manter acordado durante o dia (Foto: divulgação).

Veja quais os alimentos que contribuem para o sono 

Dicas de alimentos que ajudam a ficar acordado

Os alimentos que ajudam a ficar acordado não são exclusividades da atualidade. Existem estudos que comprovam que os homens pré-históricos já utilizam algumas ervas que ajudavam a diminuir o cansaço para realizarem atividades que exigiam esforços. Confira os principais alimentos que ajudam a tirar o sono:

  • Café
  •  Chocolate
  •  Bebidas Energéticas
  •  Pimentas
  •  Gengibre
  •  Chá Mate
  •  Coca Cola
  •  Chá Preto
  •  Chá Verde
  •  Refrigerante
  •  Capuccino

Consuma com moderação

Os alimentos com propriedades estimulantes são excelentes para se manter acordado após uma noite mal dormida, para estudar, trabalhar e realizar outras atividades diárias. Porém, seu consumo exagerado pode causar estresse, irritação e ansiedade.

O ideal é consumi-los com moderação e de preferência durante o dia para que a qualidade de sono noturna seja mantida. As pessoas que sofrem com problemas como insônia e estresse devem evitar esses alimentos, pois podem agravar ainda mais a situação.

501994 Os alimentos estimulantes ajudam a ter mais diposição para realizar as atividades diárias Fotodivulgação. Alimentos que ajudam a ficar acordado Os alimentos estimulantes ajudam a ter mais diposição para realizar as atividades diárias (Foto: divulgação).

Veja também como driblar o sono no trabalho 

Os alimentos que mandam o sono para bem longe são indicados para pessoas que após dormirem normalmente, ainda sentem sono e desânimo. Nesse caso, eles atuam como estimulantes, dando mais energia e disposição para realizar as atividades de rotina. Não se esqueça de que eles devem ser consumidos com moderação, pois podem causar outros problemas a saúde. Em caso de persistência dos sintomas, como sonolência profunda, o médico deverá ser consultado.

 

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.