Menu

Saúde

Atualizado em 15 de agosto de 2012, às 16:45 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Alimentos que ajudam a ficar acordado

Saiba sobre a importância de uma boa noite de sono para a realização das atividades diárias e confira dicas de alimentos que ajudam a ficar acordado e com mais disposição.

Todo mundo já ouviu falar que existem alguns alimentos que afastam o sono, ajudando o indivíduo a se manter acordado. Eles são considerados estimulantes e muito consumidos com o intuito de manter o corpo com mais disposição durante o dia. Saiba mais sobre o assunto e confira os alimentos que ajudam a ficar acordado.

501994 Os alimentos que ajudam a ficar acordado devem ser consumidos com moderação Fotodivulgação. Alimentos que ajudam a ficar acordado Os alimentos que ajudam a ficar acordado devem ser consumidos com moderação (Foto: divulgação).

Importância de uma boa noite sono

Não existe nada pior do que sentir sono em locais que são totalmente inconvenientes, como no trabalho, durante a aula ou em algum evento especial. Sentir sono nesses momentos pode se tornar algo preocupante e incômodo, principalmente para as pessoas que necessitam da atenção.

Para evitar a sonolência desnecessária no dia seguinte é indispensável uma boa noite de sono. Porém, existem pessoas que mesmo após várias horas dormindo, ainda sentem sono. Uma dica para elas é investir nos alimentos que ajudam a combater o sono.

Existem vários alimentos que fazem com que o nosso organismo tenha mais energia e disposição para realizar suas atividades diárias. Eles são considerados estimulantes e podem ajudá-lo a ficar acordado por muito mais tempo.

501994 Ter uma boa noite de sono é indispensável para se manter acordado durante o dia Fotodivulgação. Alimentos que ajudam a ficar acordado Ter uma boa noite de sono é indispensável para se manter acordado durante o dia (Foto: divulgação).

Veja quais os alimentos que contribuem para o sono 

Dicas de alimentos que ajudam a ficar acordado

Os alimentos que ajudam a ficar acordado não são exclusividades da atualidade. Existem estudos que comprovam que os homens pré-históricos já utilizam algumas ervas que ajudavam a diminuir o cansaço para realizarem atividades que exigiam esforços. Confira os principais alimentos que ajudam a tirar o sono:

  • Café
  •  Chocolate
  •  Bebidas Energéticas
  •  Pimentas
  •  Gengibre
  •  Chá Mate
  •  Coca Cola
  •  Chá Preto
  •  Chá Verde
  •  Refrigerante
  •  Capuccino

Consuma com moderação

Os alimentos com propriedades estimulantes são excelentes para se manter acordado após uma noite mal dormida, para estudar, trabalhar e realizar outras atividades diárias. Porém, seu consumo exagerado pode causar estresse, irritação e ansiedade.

O ideal é consumi-los com moderação e de preferência durante o dia para que a qualidade de sono noturna seja mantida. As pessoas que sofrem com problemas como insônia e estresse devem evitar esses alimentos, pois podem agravar ainda mais a situação.

501994 Os alimentos estimulantes ajudam a ter mais diposição para realizar as atividades diárias Fotodivulgação. Alimentos que ajudam a ficar acordado Os alimentos estimulantes ajudam a ter mais diposição para realizar as atividades diárias (Foto: divulgação).

Veja também como driblar o sono no trabalho 

Os alimentos que mandam o sono para bem longe são indicados para pessoas que após dormirem normalmente, ainda sentem sono e desânimo. Nesse caso, eles atuam como estimulantes, dando mais energia e disposição para realizar as atividades de rotina. Não se esqueça de que eles devem ser consumidos com moderação, pois podem causar outros problemas a saúde. Em caso de persistência dos sintomas, como sonolência profunda, o médico deverá ser consultado.

 

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.