Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Bichos > Alimentos proibidos para seu bicho de estimação

Alimentos proibidos para seu bicho de estimação

Por Isah

Confira alimentos proibidos para bicho de estimação. Os pets são praticamente membros da família. Por conta disso, muitas pessoas acabam não resistindo ao “olhar pidão” e acabam dando comida de gente aos bichos. Esse hábito, no entanto, pode ser prejudicial, pois existem certos alimentos que oferecem riscos à saúde de cães e gatos.

Alimentos proibidos para seu bicho de estimação. (Foto Ilustrativa)
Alimentos proibidos para seu bicho de estimação. (Foto Ilustrativa)

Os pets necessitam de uma dieta balanceada, respeitando o estilo de vida, a raça e o peso. Ao invés de servir alimentos de consumo humano, os veterinários recomendam que cada bichinho seja alimentado com ração específica para o seu biótico e necessidades nutricionais.

Leia mais: Cuidados com a alimentação de cães

Alimentos proibidos para seu bicho de estimação

Selecionamos os alimentos proibidos para seu bicho de estimação, como cães e gatos. Confira:

Cebola e alho

A cebola e o alho são alimentos perigosos para os pets. (Foto Ilustrativa)
A cebola e o alho são alimentos perigosos para os pets. (Foto Ilustrativa)

Servir uma comida bem temperada para cães e gatos está longe de ser uma medida saudável. Os cães e gatos não reagem bem ao alho ou cebola. Esses temperos populares na cozinha podem até provocar anemia.

Chocolate

O chocolate deve ficar de fora da dieta do seu pet, afinal, ele possui uma substância extremamente tóxica e capaz de comprometer a saúde do animal. Esse componente prejudicial se chama teobromina.

Uva

Poucas pessoas sabem, mas servir uvas para cães e gatos pode representar um perigo à saúde. Essa fruta possui uma substância que causa lesão hepática e até mesmo insuficiência renal. Dependendo da quantidade ingerida, o pet pode chegar ao óbito.

Não dê frutas para cães e gatos, especialmente uvas. (Foto Ilustrativa)
Não dê frutas para cães e gatos, especialmente uvas. (Foto Ilustrativa)

Saiba mais: Aprenda a escolher a ração certa para o seu cachorro

Bebida alcóolica

Deixar o pet lamber a cerveja parece uma brincadeira divertida, mas pode ter sérias consequências. O álcool age com mais intensidade no organismo de cães e gatos, desencadeando vômito, diarreia e até mesmo problemas no sistema nervoso. A ingestão em excesso leva ao coma ou à morte.

Nozes de macadâmia

Algumas pesquisas já comprovaram que a macadâmia é um verdadeiro veneno para os cães. O consumo desse alimento pode causar fraqueza, tremores, vômitos, cálculos renais e febre.

A macadâmia é um veneno para o seu bicho de estimação. (Foto Ilustrativa)
A macadâmia é um veneno para o seu bicho de estimação. (Foto Ilustrativa)

Ovo cru

O ovo cru deve ficar de fora da dieta dos animais de estimação, afinal, ele aumenta os riscos de intoxicação alimentar. A avidina, proteína no ovo, também prejudica a absorção de nutrientes.

Além dos alimentos listados acima, também temos outros itens que prejudicam a saúde animal, como é o caso das frutas cítricas, café, massas cruas, leite e derivados, tomate, batata, alimentos gordurosos, ossos, carnes cruas e abacate.

Veja também: Alimentação de cães filhotes

Agora você já conhece os alimentos proibidos para seu bicho de estimação e pode evitá-los. Lembre-se de que o sistema digestivo do seu pet é diferente, por isso não dá para incluir qualquer item na dieta. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre bichos.

 

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *