Menu

Saúde

Atualizado em 24 de abril de 2012, às 19:41 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Alimentos para prevenir câncer de próstata

Saiba mais sobre o câncer de próstata, prevenindo-o através de sua própria alimentação.

O câncer de próstata é um dos malefícios que mais vem crescendo na atualidade, uma vez que grande é a população de homens acometida por tal transtorno. A doença se define pelo aparecimento de um cancro na próstata, uma glândula presente no sistema reprodutor masculino.

Esta doença pode causar dor, dificuldade em urinar, disfunção erétil, presença de sangue na urina, ejaculação dolorosa, dores ósseas (principalmente nas costas) além de incontinência fecal, sendo um câncer muito comum em americanos e europeus consecutivamente.

433855 Próstata normal e anormal Alimentos para prevenir câncer de próstataComparação entre uma próstata normal e outra com cancros (Foto: divulgação)

Tal tipo de câncer desenvolve-se mais em homens com mais de 50 anos de idade, sendo descoberto através de exame físico e até mesmo por taxas incongruentes presente nos exames de sangue. A confirmação deste diagnóstico é feita através de biópsia e outros exames importantes. Seu tratamento inclui cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapia hormonal e prontoterapia. Quanto mais cedo for descoberto, maiores são as possibilidades de cura, uma vez que essa espalha-se facilmente pelo corpo, e pode causar efeitos danosos quando não diagnosticados em curto prazo de decorrência.

433855 alimentos funcionais 75 181 Alimentos para prevenir câncer de próstataMantenha uma dieta saudável e previna-se contra o câncer de próstata (Foto: divulgação)

Pode-se prevenir esta doença de diversas formas, como exercícios físicos, e mantendo-se uma alimentação balanceada. Veja a seguir alguns alimentos que podem ajudar na prevenção deste câncer:

  • Alho, cebola, cebolinha e chalota: tais alimentos tem poderosas substâncias anticancerígenas, sendo que o mais indicado é comê-los crus, pois cozidos ou fritos podem perder grande parte de suas propriedades terapêuticas;
  • Tomate: sua coloração vermelha rica em licopeno protege e influencia positivamente os tecidos da próstata;
  • Brócolis: rico em sulforafano é um dos alimentos que mais repercutem na prevenção do câncer de próstata.

Tais alimentos são testados e comprovados pela ciência, uma vez que se podem fazer inúmeras receitas com os mesmos e até mesmo juntá-los para um melhor efeito. Uma boa salada reunindo todos esses gostosos ingredientes não iria mal, não é?

433855 cancer  Alimentos para prevenir câncer de próstataVisite regularmente seu médico e previna transtornos futuros (Foto: divulgação)

É importante que os homens tenham consciência de sua saúde desde cedo, para evitar transtornos graves mais tarde. Portanto visite regularmente seu médico, consulte-se se sentir alguma coisa diferente, e ao chegar aos 50 anos, não hesite em fazer seu exame físico do câncer de próstata. Obtendo uma boa qualidade de vida e tendo cuidados consigo mesmo, pode-se evitar grandes e terríveis transtornos mais tarde, pense nisso.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.