Alimentos orgânicos não são mais nutritivos que os convencionais

PUBLICIDADE

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, revelou que os alimentos orgânicos não são mais nutritivos do que os convencionais. Os resultados completos deste estudo polêmico foram publicados no periódico Journal Annals of Internal Medicine.

Pesquisa aponta que alimentos orgânicos não possuem mais nutrientes do que os convencionais. (Foto:Divulgação)

Pesquisa diz que alimentos orgânicos não possuem mais nutrientes

O novo trabalho levanta dúvidas sobre a eficácia dos alimentos orgânicos e está sendo considerado polêmico porque contrapõe uma série de estudos anteriores, que apontam a superioridade deste grupo de produtos. De acordo com as análises, os alimentos orgânicos não apresentam diferenças nutricionais em comparação aos convencionais, mas possuem 30% a menos de agrotóxicos.

Para chegar à conclusão de que o orgânico não é mais nutritivo, os pesquisadores de Stanford analisaram os dados de 17 estudos, que acompanharam pessoas que consumiam alimentos orgânicos e outras que ingeriam os itens não-orgânicos. Dados sobre os níveis de nutrientes, fungos, bactérias e agrotóxicos também foram usados para embasar a nova pesquisa.

PUBLICIDADE

Depois de realizar análises, os autores do trabalho descobriram que as frutas e legumes orgânicos possuem as mesmas quantidades de vitaminas do que os convencionais. Também foi constatado que o teor de gordura e proteína do leite não varia pelo simples fato do produto ser orgânico.

Saiba mais: Alimento Orgânico: o que é?

Embora não sejam mais nutritivos, alimentos orgânicos estão isentos de agrotóxicos. (Foto:Divulgação)

Segundo Crystal Smith-Spangler, principal autor da pesquisa, muitas pessoas consomem alimentos orgânicos acreditando que eles são mais saudáveis e nutritivos. Entretanto, o fato da quantidade de nutrientes não ser maior deixou a equipe de pesquisadores surpresa.

Os alimentos orgânicos são cultivados com o objetivo de evitar químicas nocivas à saúde, como é o caso dos agrotóxicos. Eles também costumam apresentar mais nitrogênio, mas este composto não traz benefícios para uma vida saudável.

PUBLICIDADE

Embora a nova pesquisa tenha questionado as vantagens nutricionais dos alimentos orgânicos, alguns especialistas estão fazendo sérias críticas ao estudo de Stanford. Um dos argumentos usados para contradizer a nova pesquisa é o fato de que nenhum trabalho durou mais de dois anos, o que certamente impossibilitou averiguar os benefícios a longo prazo.

Para a Associação do Solo, entidade britânica responsável pelo plantio sustentável, o estudo apresenta falhas, já que não foi capaz de identificar as diferenças nos níveis nutricionais entre orgânicos e não-orgânicos.

PUBLICIDADE

A verdade sobre os orgânicos

A boa higienização dos alimentos orgânicos não pode ser dispensada. (Foto:Divulgação)

Para que o alimento seja considerado orgânico, ele deve ser produzido sem qualquer substância química. Entretanto, o fato a ausência de agrotóxicos não deixa os produtos livres de contaminações.

O cultivo de qualquer tipo de hortaliça está vulnerável aos fungos e bactérias, transmitidas através do solo, pelas mãos do agricultor, no transporte, na comercialização e manuseio do consumidor. Desta forma, a boa higienização dos alimentos orgânicos não pode ser dispensada antes do consumo.

Veja também: Alimentos orgânicos – benefícios para a saúde

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.