Menu

Saúde

Atualizado em 7 de novembro de 2012, às 17:55 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Alimentos Funcionais: veja quais são

Os alimentos funcionais ajudam na prevenção de várias doenças. Saiba mais sobre o assunto e veja quais são os alimentos funcionais.

A alimentação saudável é indispensável para o bom funcionamento do nosso organismo. Existem alguns alimentos conhecidos como funcionais que contém substâncias ativas que são capazes de fortalecer nosso organismo, prevenindo e combatendo doenças. Conheça quais são os alimentos funcionais.

537811 Aposte no consumo de alimentos com propriedades funcionais. Foto divulgação Alimentos Funcionais: veja quais são Aposte no consumo de alimentos com propriedades funcionais. (Foto: divulgação)

O que são alimentos funcionais

Os alimentos funcionais são aqueles que contêm substâncias capazes de fortalecer o organismo, atuando na prevenção e no tratamento das doenças. Todos os alimentos têm propriedades nutricionais, porém alguns possuem elementos com funções benéficas particulares, sendo chamados de funcionais.

Uma maneira de entender os grupos de alimentos funcionais é olhando para suas cores. Os alimentos com tons de laranja, como a cenoura e a abóbora, são ricos em betacaroteno, substância capaz de prevenir o envelhecimento.  Os tons vermelhos, como o tomate e a melancia, possuem licopeno, substância que melhora o sistema imunológico.

537811 Existem vários alimentos funcionais. Foto divulgação Alimentos Funcionais: veja quais são Existem vários alimentos funcionais. (Foto: divulgação)

Veja também os 10 alimentos que atuam no combate ao câncer 

Quais são os alimentos funcionais

1. Probióticos (iogurte): contém bactérias que evitam o crescimento de microrganismos prejudiciais a saúde; estimulam o aumento das células de defesa e melhoram o funcionamento intestinal;

2. Prebióticos (pão e bebida de soja): são substâncias que ajudam no bom funcionamento intestinal, fornecendo alimento para a flora.

3. Fitoesteróis (manteiga e iogurte): são excelentes para a prevenção do excesso de colesterol, pois ajudam na diminuição da absorção de gordura;

4. Betaglucana (aveia): ajuda na redução da absorção de colesterol pelo organismo, mantendo o equilíbrio;

5. Fibras (biscoito): aumentam a produção de bolo fecal, melhorando o trânsito intestinal. Além de ser rico em nutrientes que ajudam no fortalecimento do organismo;

6. Betacaroteno (abóbora e cenoura): presente nos alimentos de tons alaranjados como abóbora e cenoura. São excelentes para o combate do envelhecimento precoce e aumento da imunidade;

7. Licopeno (melancia e tomate): substância que ajuda a melhorar o sistema imunológico e prevenir doenças.

537811 Os alimentos funcionais ajudam a prevenir várias doenças. Foto divulgação Alimentos Funcionais: veja quais são Os alimentos funcionais ajudam a prevenir várias doenças. (Foto: divulgação)

Veja também dicas de alimentos funcionais 

Os alimentos funcionais são excelentes aliados do bom funcionamento do organismo. Eles podem ser consumidos juntamente com os demais alimentos como frutas, verduras e legumes que também contêm propriedades funcionais. Aposte no consumo desses produtos e tenha mais saúde.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.