Menu

Saúde

Atualizado em 21 de novembro de 2012, às 13:43 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Alimentação para aumentar a fertilidade

A alimentação é indispensável para o bom funcionamento do organismo. Saiba mais sobre a alimentação para aumentar a fertilidade.

A dificuldade para engravidar tem feito com que os casais procurem os consultórios especializados em fertilidade. Porém, o tratamento pode começar em casa através de mudanças simples no cardápio da alimentação diária. Segundo especialistas, a alimentação pode aumentar as chances de uma gravidez. Saiba mais sobre alimentação para aumentar a fertilidade.

542267 A alimentação saudável ajuda a melhorar a fertilidade. Foto divulgação Alimentação para aumentar a fertilidade A alimentação saudável ajuda a melhorar a fertilidade. (Foto: divulgação)

Alimentação e fertilidade

Para quem deseja engravidar e está fazendo tratamento de fertilidade, uma alimentação balanceada irá potencializar os resultados. Manter o peso ideal é uma das recomendações para os homens e mulheres que estão em busca da gravidez. Isso não significa que as pessoas que estão acima do peso não podem engravidar, porém estatísticas mostram que eles apresentam mais dificuldades.

Os alimentos industrializados devem ser evitados, dando preferência sempre para alimentos orgânicos e frescos. Tudo isso, porque os conservantes e agrotóxicos podem influenciar de forma negativa no sistema hormonal masculino e feminino. A alimentação adequada pode ajudar no combate de problemas com síndrome do ovário policístico e endometriose.

A mudança na dieta tem apresentado bons resultados, principalmente no tratamento da endometriose, pois a alimentação ajuda no controle hormonal da doença dependente de estrogênio. O ideal é fazer uma reeducação alimentar para aumentar a fertilidade, pois exige um novo cardápio diário.

542267 Aposte no consumo de frutas. Foto divulgação Alimentação para aumentar a fertilidade Aposte no consumo de frutas. (Foto: divulgação)

Veja também dicas para aumentar a fertilidade 

Alimentação para aumentar a fertilidade

1. Rica em vitamina C: os suplementos de vitamina C aumentam em até 140% a produção de espermatozoides. A vitamina pode ser obtida naturalmente através do consumo de alimentos como abóbora, laranja, caju, morango, beterraba, brócolis e limão;

2. Peixes e frutos do mar: são ricos em selênio, mineral indispensável pela formação de espermatozoides. Esse mineral pode ser obtido através de alimentos como amêndoas, carne bovina e de aves e pistache;

3. Ovos: são fontes de vitamina B12, que auxilia na fertilidade masculina. Nas mulheres essas vitaminas do complexo B são excelentes para diminuir os riscos de aborto;

4. Fibras: as fibras garantem o trânsito intestinal em mulheres com endometriose.  Para as mulheres com síndrome do ovários policístico, as fibras ajudam a estabilizar os níveis de glicose. Podem ser encontradas em frutas, leguminosas, cereais integrais e vegetais folhosos;

5. Frutas e folhas: são excelentes protetores contra a endometriose, pois atuam diretamente no crescimento desordenado do tecido endometrial e na produção de hormônio estrogênio;

6. Cereais integrais: são excelentes para o tratamento da endometriose e síndrome do ovário policístico. Os mais indicados são os pães, cereais e massas integrais.

542267 Aposte no consumo de alimentos aliados da fertilidade. Foto divulgação Alimentação para aumentar a fertilidade Aposte no consumo de alimentos aliados da fertilidade. (Foto: divulgação)

Veja também excesso de peso e estresse aumenta o risco de infertilidade 

A alimentação saudável é uma excelente aliada da fertilização. Existem vários alimentos que ajudam na regulação dos níveis hormonais e também no tratamento de problemas que impedem a gravidez. Adote novos hábitos alimentares e aumente sua fertilidade com saúde.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.