Menu

Bichos

Atualizado em 18 de março de 2013, às 7:45 por Luciana
Você está em: MundoDasTribos > Alimentação de cães: cuidados

Assim como qualquer outro ser vivo, um cãozinho precisa de cuidados especiais, iniciando a partir de sua alimentação. Por isso, para você que tem um bichinho de estimação novo em sua casa, confira algumas dicas sobre como alimentar o cão corretamente:

Não só atualmente como desde a origem da criação dos animais domésticos, ao adquirir um bichinho novo de estimação, muitas pessoas ficam encantadas, de forma a não dosarem a sua ração, ou ainda, cederem petiscos sem um controle fixo.

595750 Alimentação de cães cuidados Alimentação de cães: cuidadosVeja quais são os cuidados que são necessários ter durante a alimentação (Foto: Divulgação)

Esta atitude, além de altamente prejudicial à saúde do animal, acarretará enormes danos de comportamento, ao passo que o cão muitas vezes passará a rejeitar aquilo que de fato precisa comer. Como consequência disto surgirão as doenças ocasionadas pela má alimentação. Por essa razão, veja a seguir alguns cuidados com a alimentação de cães que devem ser tomados:

Estabeleça uma rotina para alimentar o cão

Assim como ocorre conosco, quando não temos uma rotina fixa para nos alimentarmos, ocasionamos a baixa resistência do organismo e várias doenças relacionadas à imunidade. Portanto, com o animal não seria diferente de modo que estabelecer horários para a refeição é um dos cuidados com alimentação de cães que devemos ter.

595750 Alimentação de cães cuidados 2 Alimentação de cães: cuidadosEstabelecer uma rotina fixa é fundamental para a saúde do cão (Foto: Divulgação)

Complemente o prato do animal de estimação

Além de uma ração de qualidade, que possa fornecer a relação de nutrientes necessários para o cachorro, é muito importante que você complemente sua dieta com frutas e vegetais permitidos.  Maçã, cenoura e tomates são exemplos de alimentos que o cão pode ingerir, porém em quantidades medidas e sem exageros.

Leia a matéria: Dieta saudável para cães, dicas e cuidados.

Higienize bem os comedouros e bebedouros

Este aspecto passa por despercebido entre as pessoas ao alimentar o cão. A razão é muito simples: o cachorro sempre lambe o prato e com isso os donos não percebem a sujeira, porém, uma série de microrganismos se instala no objeto, podendo posteriormente ocasionar sérias doenças ao animal.

595750 Alimentação de cães cuidados 3 Alimentação de cães: cuidadosAssim como você higieniza seus utensílios domésticos, tenha cuidado com a higiene da tigela do cão (Foto: Divulgação)

Por isso, assim como você lava a sua louça todos os dias, higienize bem os comedouros e bebedouros do cachorro, a fim de que sua alimentação seja sempre adequada e livre de bactérias que causem dano à sua saúde.

Outros fatores importantes também estão relacionados aos cães idosos, visto que por já possuírem uma idade avançada, sua alimentação é mais delicada. Evite de ceder muita comida, visto que caso o animal fique obeso, uma gama de problemas cardíacos podem acometê-lo.

Seguindo essas dicas sobre os cuidados ao alimentar um cão, você poderá usufruir da companhia de seu melhor amigo de uma forma saudável e por muito mais tempo!

Confira também: Falta de apetite em cães, o que fazer.