Alerta Amber: o que é, como funciona

PUBLICIDADE

Estima-se que, todos os anos, 40 mil crianças desaparecem no Brasil. O número é assustador, afinal, equivale à população de uma cidade de pequeno porte. Apesar da grande quantidade de menores desaparecidos, o país não tem um sistema eficiente para alertar e controlar esta realidade.

O Alerta Amber tem como objetivo mobilizar a população para encontrar crianças desaparecidas. (Foto:Divulgação)

Nos últimos tempos, os brasileiros estão pedindo a criação de um Aleta Amber no Brasil para reduzir o número de desaparecimentos.

O que é o Alerta Amber?

O Alerta Amber é um plano que existe nos Estados Unidos com o objetivo de mobilizar a população na busca por crianças desaparecidas. O sistema existe desde 1996 e serviu de modelo para muitos outros países.

PUBLICIDADE
Amber Hagerman, sequestrada e morta em 1996. (Foto: Divulgação)

A escolha do nome Amber é uma homenagem a Amber Hagerman, uma garotinha que foi sequestrada e morta em 1996. O seu caso continua um mistério até hoje, mas sabe-se que ela foi raptada por um homem enquanto andava de bicicleta.

A morte de Amber desencadeou uma série de protestos e levou a fundação de um sistema de alerta, no qual os meios de comunicação são mobilizados em função do desaparecimento de crianças.

Como funciona o Alerta Amber?

O Amber avisa o público quando uma criança é sequestrada nos EUA, através de e-mails, TV, rádio, sinais de trânsito, outdoor eletrônico, mensagens de texto SMS, entre outros recursos. O principal objetivo do plano consiste em resgatar os desaparecidos nas primeiras horas após o sequestro.

As primeiras horas após o desaparecimento são cruciais para a criança. De acordo com um estudo realizado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, 74% das crianças sequestradas e encontradas mortas foram assassinadas nas primeiras horas após desaparecerem.

O sistema aciona os meios de comunicação. (Foto:Divulgação)

O sistema de alerta costuma seguir etapas. Primeiro os policiais confirmam o rapto. As autoridades, então, determinam alguns critérios para definir uma pessoa desaparecida, como idade inferior a 18 anos e situação de perigo. Alguns policiais só fazem o alerta em casos de crianças menores de 12 anos.

Se a criança se enquadra no perfil do plano, o Alerta Amber coleta o máximo de informações a respeito da criança e do suposto sequestrador. Em seguida, as autoridades acionam os meios de comunicação, como TV e rádio, interrompendo as programações. O sistema trabalha em parceria com o Departamento de Transportes para veicular os alertas nos monitores eletrônicos.

PUBLICIDADE

O Alerta Amber contribuiu significativamente com a recuperação de crianças sequestradas. Até setembro de 2006, cerca de 200 menores foram salvos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.