Alergia de mofo: o que fazer

PUBLICIDADE
Em indivíduos alérgicos, o fungo e a poeira agem como um gatilho, acarretando essas reações. (Foto Divulgação)

Em dias chuvosos, junto com a umidade, aparece o mofo, um fungo que pode gerar crises de alergia ou até uma contaminação mais grave, como a pneumonite. Para evitar doenças acarretadas em decorrência desse fungo, como é o caso da rinite, bronquite e sinusite, veja a seguir alguns cuidados importantes:

Confira: Como tirar cheiro de mofo das roupas guardadas

Em indivíduos alérgicos, o fungo e a poeira agem como um gatilho, acarretando essas reações. As substâncias penetram pelas vias respiratórias quando o ar é inalado. Os pelos e o muco dessas áreas servem de proteção. No entanto, quando os fungos encontram uma posição favorável – como a baixa umidade – no rosto e nos pulmões, acabam desencadeando  doenças.

PUBLICIDADE
O mofo é um fungo que pode gerar crises de alergia ou até uma contaminação mais grave, como a pneumonite. (Foto Divulgação)

A primeira atitude do organismo é expelir os causadores. Se a barreira da pele e das mucosas não der certo, os anticorpos e as células entram em ação. É por isso que o indivíduo com alergia começa a tossir e a espirrar. Porém, se o corpo não conseguir eliminar esses causadores, o pulmão pode ser atacado e iniciar uma pneumonia, por exemplo.

Veja mais: Como evitar ácaros e mofo no inverno

Como acabar com o mofo

Para remover as manchas de paredes, passe uma mistura de sabão em pó dissolvido em água e cloro. (Foto Divulgação)

Aumente a ventilação dos ambientes: Quando o ar circula bem, ele ajuda na evaporação da água e evita a formação de marcas. Por isso é imprescindível deixar janelas abertas e evitar componentes que abafem o ambiente, como cortinas, móveis encostados na parede e tapetes.

Paredes: Para remover as manchas, passe uma mistura de sabão em pó dissolvido em água e cloro.

PUBLICIDADE

Banheiros: Friccione metade de um limão sobre o limo até o mofo todo o mofo ser removido. Em seguida enxague com água.

Rejunte de azulejo: Limpe-o com uma mistura de água com maisena (4 colheres de sopa para um litro de água).

PUBLICIDADE

Cortinas de banheiro: Para deixar as cortinas novinhas em folha, deixe-as de molho em uma mistura de água salgada (4 colheres de sal para 1 litro de água). Em seguida, lave-as normalmente.

Tecidos: Se forem coloridos, deixe-os de molho até a mancha sair. Em seguida, lave com água morna e vinagre branco. Já na mancha de tecidos brancos,  passe suco de limão e sal, em seguida deixe-o no sol por três horas e enxague bem.

Leia também: Como remover o mofo dos armários

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.