Alergia Alimentar, Sintomas, Tratamento

PUBLICIDADE

A alergia alimentar é uma reação desagradável que acontece depois da pessoa comer alimentos que podem causar a hipersensibilidade. Hoje nos deparamos com muitos alimentos industrializados, mas nem sempre são eles que causam a alergia. Hipersensibilidade alimentar e alergia alimentar querem dizer a mesma coisa, muitas vezes as pessoas não entendem o porquê de terem tido alergia a determinado alimento, o fato está resumido na dosagem tolerada. Confira a seguir nossas dicas sobre alergia alimentar, sintomas, tratamento e saiba como detectar a situação para procurar ajuda médica.

Como mencionamos anteriormente para ocorrer a alergia é necessário que a pessoa ingira um alimento ou certa quantidade dele com uma dose não tolerável, algumas pessoas apresentam intolerância a determinados alimentos, por isso, o tratamento de alergia alimentar mais eficaz é cortar da dieta esses alimentos. Nosso corpo responde de maneira desagradável na hora da digestão, podendo depois disso apresentar reações como febre, urticárias, vômitos e diarréia que se configuram reações tóxicas, enquanto que a intolerância alimentar se configura como reação não tóxica, nessa classificação também entram as reações psicológicas.

As alergias alimentares acometem mais as crianças, porém os adultos também podem ter um quadro clínico afetado em caso de ter predisposição a ter alergias. Algumas falhas no sistema digestivo podem acabar por resultar em um quadro de alergia alimentar. Existem alguns alimentos que ocupam o ranking principal das manifestações alérgicas, todo mundo já deve ter ouvido falar inclusive, que ovos, peixe, leite, frutos do mar e soja podem dar reações alérgicas, a comida infectada ou com prazo de validade vencido também representa um grande risco.

PUBLICIDADE

Os sintomas da alergia alimentar são sentidos às vezes minutos após a refeição, também podendo aparecer no prazo de duas horas, em crianças pequenas é comum perder sangue nas fezes o que deve ser tomado muito cuidado pois pode ocasionar a anemia e também a retardação do crescimento. Na pele as reações podem ser coceiras, eczemas, urticárias que já mencionamos e inchaço. As reações do sistema digestivo nem sempre são a diarréia, podem incluir dor abdominal e vômitos, e também para quem não sabia o aparelho respiratório pode ser afetado pelas alergias alimentares incluindo nos sintomas rouquidão, tosse e chiado no peito.

Inicialmente o tratamento para a alergia alimentar inclui o diagnostico que só é proferido após exames, acompanhados de uma avaliação do médico junto à história clínica do paciente, essa interpretação é muito importante e é ela aliada ao histórico alimentar da pessoa que indicará o que deve ser ministrado como tratamento. A eliminação total do antígeno, ou seja, causador da alergia pode ajudar, em alguns casos é necessário ministrar uma dieta especial desintoxicante, algumas pessoas ainda necessitam de medicamentos, lembramos que não existe um tratamento em si para a alergia alimentar, por isso a profilaxia ainda representa a parcela mais importante.

Alimentos mal lavados, com prazo de validade vencido devem ser evitados, assim como também alguns alimentos como o peixe, amendoim e nozes não devem ser dados à crianças menores de três anos. Outras restrições aos bebês o pediatra pode informar, mas é interessante também seguir o conselho de só integrar alimentos sólidos na dieta do bebê após o sexto mês de vida.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.