Search

Alergia a Esmalte de Unhas Sintomas

Google plus

Geralmente as mulheres adoram cuidar das unhas. Não apenas por uma questão de higiene mas sim de vaidade afinal belas unhas fazem parte do visual e ajudam quanto a autoestima. Muitas de nós nem se limitam apenas aos cuidados semanais, desenvolvendo verdadeira adoração a esmaltes e ficando de olho em todas as novidades sobre tendências e cuidados com as garras. Mas o que acontece quando a alergia ao esmalte se manifesta?

Sim, isso existe. Embora o esmalte sirva para mais do que embelezar nossas unhas, afinal ele auxilia no fortalecimento além de proteger contra as agressões diárias, ele também pode provocar alergias. O problema acontece devido à composição do produto e os principais causadores da situação são o formaldeído (presente na resina do esmalte para dar aderência e durabilidade), o tolueno (solvente tradicional) e a mica (pigmento usado nos esmaltes cintilantes e perolados)

Mas como saber se eu tenho a alergia ao esmalte?

Os sinais não são difíceis de identificar. Os principais sintomas da alergia ao esmalte de unha são coceiras, inchaços e vermelhidão nas pálpebras, pescoço, rosto e mãos. E essa alergia é tão comum que alguns dos ingredientes problemáticos foram proibidos nos esmaltes de países como Estados Unidos, Canadá e outros localizados no leste europeu.

Não adianta usar a base antes de aplicar o esmalte porque ela também contém as mesmas substâncias problemáticas. Sendo assim o que dá para ser feito em primeiro lugar é recorrer ao dermatologista ou médico alergista porque há testes que podem ser feitos para detectar se por acaso trata-se mesmo de uma alergia ao produto, e também para saber quais são os componentes causadores do problema. No mais, será necessário que esta pessoa passe a usar esmaltes antialérgicos, o que pode resolver o problema na maioria das vezes caso a alergia seja ao formaldeído ou ao tolueno, já que pode acontecer de não ser somente eles os agentes causadores.

Onde encontrar esmaltes antialérgicos?

Encontrar esmaltes antialérgicos é mais fácil do que você imagina, afinal há marcas nacionais com produtos livres dessas substâncias em sua composição e outras que oferecem uma linha específica para quem não quer deixar de cuidar das unhas. De acordo com as garotas do blog Coisas de Diva, as marcas Colorama, Argento e Ludurana não contém tais componentes. Já as marcas Risqué, Impala e Speciallitá possuem a linha free, sem tolueno e formaldeído, com a desvantagem de serem mais caros que os tradicionais.

As garotas do blog também citam como obstáculo a falta de cores para esse mercado, que atendem somente as cores clássicas como vermelhos, marrons, brancos e rosas. Para resolver o problema elas sugerem a compra dos importados americanos, já que por lá as substâncias alérgicas são proibidas. No Brasil dá para encontrar as marcas Revlon, Mac, Artdeco, Orly e Bourjois. Outras marcas podem ser encontradas e adquiridas através de compras online, porém os preços podem ficar um pouco mais salgados.

Só mais um aviso: quem tem a alergia também deve tomar cuidado ao adquirir base, óleo secante e outros já que esses produtos têm os mesmos componentes que os esmaltes comuns.

E então? Gostou? Seguindo essas dicas ninguém precisa ficar passando vontade. E lembre-se: alergista sempre!


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top