Menu

Serviços

Atualizado em 15 de dezembro de 2011, às 19:31 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Agendamento de perícia do INSS – como funciona

Precisa agendar uma Perícia Médica? Faça isto através do agendamento eletrônico do site da Previdência Social [...]

A Previdência Social é um seguro para todo e qualquer cidadão. Para ter acesso a ele, é só contribuir a fim de que, no momento em que você mais precisar, ele possa conceder os benefícios que, por lei, você tem direito. Ressaltamos que os benefícios que o contribuinte tem direito são concedidos por intermédio do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

354642 previdencia social inss Agendamento de perícia do INSS   como funcionaA Previdência Social é um seguro para todo e qualquer cidadão (Foto: Divulgação)

Imagine o que seria de nós se não existissem os benefícios da previdência?! O que faríamos quando já não tivéssemos capacidade de trabalhar? Para quem contribui isto não é problema, visto que poderá fazer um agendamento para perícia do INSS. Mas, como isto funciona? Vejamos mais adiante.

Quando uma pessoa (contribuinte do INSS) perde a sua capacidade de trabalho, por motivos de invalidez ou doença, é preciso recorrer ao INSS. Mas, você sabe como proceder? Já conhece o passo a passo a ser seguido? Não se preocupe. O Mundo das tribos traz hoje esta informação de forma detalhada sobre o funcionamento do agendamento da perícia do INSS.

Para começo de história, a perícia médica é uma atividade do INSS cujo objetivo é detectar se o trabalhador perdeu a capacidade laborativa, em virtude de doenças ou traumas. Contudo, é uma relação entre o trabalhador e o médico da previdência. Por isto, já está com o requerimento do auxílio-doença? Em caso afirmativo, é preciso proceder com o agendamento da Perícia Médica.

354642 621ca039b34469117b3bb936481f6b42 Agendamento de perícia do INSS   como funcionaO agendamento da Perícia Médica é realizado no próprio site da Previdência Social (Foto: Divulgação)

O agendamento da Perícia Médica é realizado, através do agendamento eletrônico, no próprio site da Previdência Social. Lá, você observa quais as vagas disponíveis na Agência de sua região e marca dia e hora.  Contudo, para realizar o procedimento, é preciso ter em mãos os seguintes documentos:

- Número de Identificação do Trabalhador – NIT ou PIS/PASEP. Observação: Para agendamento de benefício assistencial é preciso o CPF; número do telefone celular ou fixo. Entendeu direitinho? Vamos recapitular:

  • Para fazer o seu agendamento, você acessa o site www.mpas.gov.br;
  • Lá, você encontrará um título chamado Agendamento eletrônico de atendimento. Você deve clicar na opção Agende seu atendimento aqui;
  •  Posteriormente, será aberto uma nova página, onde você deverá selecionar a opção Agendar;
  • Digitar na lacuna, os 4 caracteres que aparecem na tela como código, para que o seu atendimento seja liberado;
  •  Clique em avançar e aparecerá uma nova tela. Em Benefícios e Serviços, você deverá selecionar a opção que você se encaixa e preencher os demais dados pessoais solicitados;
  •  Quando concluir, envie e compareça no dia e hora marcados.

Percebeu o quanto a Previdência Social está facilitando a vida de nós contribuintes? Hoje, de uma maneira bem prática e segura, é só acessar o site e em alguns minutinhos terá o seu dia e hora agendados para uma perícia médica. Não perca tempo, faça seu agendamento hoje mesmo!