Menu

Comportamento

Atualizado em 4 de fevereiro de 2012, às 16:15 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Adolescência precoce – Saiba como agir

É preciso mostrar o mundo infantil para a criança que apresenta comportamentos da adolescência precoce.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a adolescência é uma fase que vai dos 10 aos 19 anos de idade. Ela é caracterizada por uma transformação bio-psico-social e, portanto, não deve ser confundida com a puberdade, que é a mudança anátomo-fisiológica da criança para o adulto como o desenvolvimento dos órgãos sexuais. Sendo assim, a adolescência é mais comportamental enquanto a puberdade é física.

Atualmente, as crianças são constantemente expostas à televisão, à internet e a outros meios de comunicação que mostram sem pudor cenas eróticas, principalmente entre jovens. Por isso, elas tendem a imitar a arte, pulando uma fase muito importante das suas vidas: a infância, momento em que é necessário desenvolver o brincar e o aprender. Então, especialmente as meninas, começam a se comportar como adolescentes, namorando, maquiando-se, usando roupas de grife e sapatos de saltos altos. Essa é a chamada adolescência precoce, que é cada vez mais comum entre as nossas crianças. Por isso, se o seu filho ou a sua filha mostram tal comportamento, saiba como agir com a adolescência precoce.

Se você notar que a sua filha está saindo maquiada para a escola, sente-se com ela e converse calmamente, dizendo que ela ainda é muito nova para usar maquiagem e que a pintura no rosto de garotinhas da idade dela fica até feia. Como ela já é linda naturalmente, não precisa desses artifícios, que vão cobrir a beleza dela.

388647 Adolescência precoce – Saiba como agir 1 Adolescência precoce – Saiba como agirExplique às meninas que a maquiagem esconderá a sua beleza natural (Foto: Divulgação)

Agora, se o seu filho de 7 anos chegou em casa dizendo que está namorando e quer apresentar a menina para você, não se assuste. Apenas respire fundo e diga que ele ainda é novo demais para namorar, pois o namoro traz muitas responsabilidades e a menina não vai deixar que ele brinque com os amigos ou que jogue vídeo-game.

388647 Adolescência precoce – Saiba como agir 3 Adolescência precoce – Saiba como agirAs crianças devem entender que há um tempo certo para tudo, principalmente para o namoro (Foto: Divulgação)

Uma boa alternativa para lidar com a adolescência precoce é mostrar para a criança como o mundo infantil é divertido. Para tanto, leve-a a um parque de diversões, à praia ou a um hotel fazenda e brinque bastante com ela. Assim, ela conhecerá um mundo que talvez ainda não tenha sido apresentado para ela.

No entanto, se mesmo assim o seu filho ou a sua filha insistem em se comportar como adolescentes, converse bastante a respeito da vida sexual dele ou dela para evitar um problema também muito comum nessa fase: a gravidez precoce.

388647 Adolescência precoce – Saiba como agir 5 Adolescência precoce – Saiba como agirUm dos maiores problemas da adolescência precoce é a gravidez precoce (Foto: Divulgação)

Muitas vezes, a adolescência precoce acontece porque a criança já não sabe ser criança, pois não tem a oportunidade de conhecer a beleza e a diversão do mundo infantil. Sendo assim, cabe a você apresentá-lo para que ela não pule essa fase tão bonita e curta da vida.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.