Menu

Decoração

Atualizado em 6 de setembro de 2012, às 9:25 por Marília F. Silva
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Adega climatizada, como escolher

No processo de escolha de uma adega climatizada, alguns pontos devem ser levados em conta. Confira a baixo os principais requisitos antes de comprar sua adega!

No processo de escolha de uma adega climatizada, alguns pontos devem ser levados em conta. O primeiro deles é em relação ao tamanho ou capacidade de garrafas que almeja armazenar. É preciso fazer as contas baseada no consumo, volume de compra, e também pensando nas futuras necessidades.

Como escolher a adega ideal

510964 202405000 Adega climatizada, como escolherDê preferência a adegas que lhe informem se algo está errado, através de alarmes sonoros. (Foto Divulgação)

Uma das razões para comprar uma adega climatizada de baixa capacidade é querer armazenar uma pequena quantidade de bons vinhos para comemorar em ocasiões especiais. Se estiver iniciando, opte pela compra de 24 garrafas, mas, se possível, dê preferência para tamanhos de 50, 100 e 150 garrafas, pois, ao comprar uma adega, certamente começará a comprar mais vinhos.

Leia mais: Adega em casa, como montar

As fechaduras são itens indispensáveis numa adega. Alguns modelos atualizados já possuem leitura biométrica de impressão digital para a abertura.

A adega ideal é inerte, pois diversos odores podem comprometer o vinho. Algumas marcas possuem filtros de carvão ativado para assegurar um ar interno de alta qualidade, livre de poeira, resíduos e cheiros.

510964 Adega de Vinho Preços Onde Comprar Adega climatizada, como escolherAs fechaduras são itens indispensáveis numa adega. (Foto Divulgação)

As portas de vidro acrescentam grande beleza para a adega e para o lugar, mas procure as que possuem vidros específicos que protejam seus vinhos de raios UV. Dessa forma, ela não precisa ficar abrigada num cômodo fechado para assegurar a proteção contra a luz.

Veja também: Adega para Vinho modelos, fotos

Para ter acesso fácil aos vinhos, dê prioridade a modelos com gavetas basculantes, assim não precisará ficar puxando as garrafas e correr o risco de comprometer seus rótulos. Também é importante verificar se a adega possui prateleiras que podem ser retiradas, de forma que, ao remover alguma delas, você ganhe espaço suficiente para mais garrafas de vinho.

Dê preferência a adegas que lhe informem se algo está errado, como porta aberta e problema de energia, através de alarme sonoro.

Cuidados importantes

510964 410497 Adega em casa como montar Adega climatizada, como escolherPara ter acesso fácil aos vinhos, dê prioridade a modelos com gavetas basculantes. (Foto Divulgação)

No caso de sua adega apresentar algum problema técnico, é importante resolve-lo o quanto antes. As firmas devem prestar serviços de reparos em casa e com rapidez, não importando se o item está dentro do prazo de garantia ou não. Nesses casos,  evite abrir a porta da adega, deixe-a trancada até a assistência técnica chegar, assim você manterá a temperatura interna climatizada por mais tempo.

Confira ainda: Adega de vinho preços, onde comprar