Menu

Culinária

Atualizado em 4 de junho de 2014, às 10:55 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Acompanhamento para açaí: dicas

Acompanhe um açaí com alimentos que o deixe mais saboroso, mas não esqueça dos altos índices calóricos e não exagere.

De acordo com um trabalho publicado no periódico americano Journal of Agricultural and Food Chemistry, que reuniu cientistas de sete instituições do Canadá e dos Estados Unidos, o que o corpo humano aproveita da polpa do açaí muitas vitaminas importantes. A pesquisa coletou amostras de sangue de alguns voluntários e encontrou algumas moléculas antioxidantes.

Leia também: Receita de pavê de abacaxi

563039 Acompanhamento para açaí 01 Acompanhamento para açaí: dicasO açaí pode ser consumido em suco ou na tigela (Foto Divulgação)

Mas os benefícios do açaí vão além, pois esses antioxidantes não se limitam a neutralizar a oxidação na parte externa das células do corpo humano, mas também penetram nelas e por isso o efeito protetor é tão intenso. Tanta a polpa, como o suco da fruta ajudam a diminuir consideravelmente substâncias inflamatórias ligadas a doenças do coração, a artrite e a obesidade, mesmo o açaí sendo bem calórico.

Consuma açaí com moderação

Mesmo a fruta de polpa roxa sendo extremamente saborosa e benéfica para a saúde, o açaí precisa ser consumido com moderação devido ao seu grande índice de calorias (metade da sua polpa é formada por gorduras).

Saiba mais sobre: Suco anti-celulite – Receitas de sucos naturais

Quem está de dieta ou quer manter o peso deve se limitar a um copo de suco de aproximadamente 300 mililitros por dia ou uma tigela pequena da polpa da fruta. Mas, se você gosta de consumir o açaí vários tipos de alimentos que evidenciam o seu sabor é bom deixar claro que existem muitas opções, que podem até deixar o prato mais calórico, mas vale a pena experimentar.

563039 Acompanhamento para açaí 02 Acompanhamento para açaí: dicasSão muitas as opções para acompanhar um açaí (Foto: Divulgação)

Acompanhamento para deixar o açaí ainda melhor

É longa a lista de produtos que podem acompanhar o açaí. Entre os mais populares estão a granola, que é rica em fibras e ajuda o seu intestino a funcionar bem. Há quem goste de deixar a fruta bem docinha, mais do que fica quando é servida tradicionalmente, adicionando leite condensado e até açúcar.

Leite em pó e creme de leite também estão entre os acompanhamentos de uma tigela de açaí mais pedidos, além de frutas picadas, como por exemplo maçã e banana. Quem gosta de usar a polpa da fruta para fazer sucos e vitaminas pode potencializá-la usando pó de guaraná, aveia entre outros componentes. Solte a imaginação e experimente o seu açaí com vários acompanhamentos.