Menu

Criança

Atualizado em 30 de junho de 2013, às 13:30 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Acnes em crianças: como tratar, saiba mais

Algumas crianças sofrem com o aparecimento das espinhas. Saiba mais sobre a acne em crianças e seu tratamento.

Cada vez mais cedo as crianças estão apresentando espinhas. Devido a isso, muitos pais acabam se preocupando e buscando atendimento especializado, não somente para combater o problema, mas entender o motivo do seu aparecimento. Saiba mais sobre a acne em crianças, incluindo o tratamento.

637623 A acne é um problema que está acometendo as crianças. Foto divulgação Acnes em crianças: como tratar, saiba maisA acne é um problema que está acometendo as crianças. (Foto: divulgação)

Um problema comum

Antigamente, a acne era um problema da puberdade. Atualmente essa alteração dermatológica vem acometendo também as crianças. Isso se tornou tão importante que o assunto faz parte de discussões entre os especialistas, tornando-se tema de livros e de pesquisas. A acne pré-adolescente, como o problema é conhecido, costuma acometer crianças dos 7 aos 12 anos e necessita de acompanhamento especializado.

Sinal de puberdade precoce

Cada vez mais, os médicos brasileiros vem observando uma maior tendência no desenvolvimento da acne nas crianças. Após estudos, eles avaliaram que a acne infantil pode ser um dos primeiros sinais da puberdade. Assim, também é justificável a sua manifestação ocorrer em torno dos 7 anos de idade.

Conheça as causas da acne infantil

Como foi anteriormente mencionado, a puberdade precoce pode justificar a presença de acne infantil. Mas, existem outros fatores que possuem ligação direta com a manifestação da acne na criança, conheça alguns deles:

  • Câncer de adrenais (glândulas localizadas na região superior dos rins);
  • Doença de Cushing – ocasiona o aumento de cortisol e de cortisona no corpo;
  • Hiperplasia adrenal congênita – produz uma secreção excessiva de hormônios masculinos.
    637623 Saiba masi sobre a acne nas crianças. Foto divulgação Acnes em crianças: como tratar, saiba maisSaiba mais sobre a acne nas crianças. (Foto: divulgação)

Aprendendo sobre o diagnóstico

Diante da presença de acne infantil, é muito importante que os pais levem a criança para uma avaliação especializada. Através da consulta do profissional, serão solicitados exames de sangue para avaliar os níveis de hormônios no organismo do pequeno, além outros exames de imagem. O principal objetivo desse procedimento é diagnosticar a causa da manifestação da acne. Após comprovada a origem, o médico estipulará o tratamento mais indicado em cada caso.

Saiba mais sobre o tratamento

De maneira geral, o tratamento para acne em crianças costuma ser mais conservador. Quando o grau de espinhas é mais leve, o profissional indica o uso de medicamentos tópicos, como sabonetes e cremes com ação anti-inflamatória. Quando o quadro é mais grave, o médico poderá orientar o uso de medicamentos por via oral, como antibióticos e retinoides. Em alguns casos, a utilização de receitas caseiras colaboram com o combate da acne nas crianças.

637623 Diante da acne infantil é importnate buscar a orientação de um especialista. Foto divulgação Acnes em crianças: como tratar, saiba maisDiante da acne infantil, é importante buscar a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

A acne em crianças é um problema que está se tornando cada vez mais frequente. São diversas as causas relacionadas ao problema. Após conhecer mais sobre as etiologias e o tratamento da acne infantil., é importante que os pais fiquem atentos às manifestações e levem o filho para uma consulta especializada quando existe a suspeita do problema.