Menu

Saúde

Atualizado em 4 de maio de 2012, às 6:27 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Acidentes domésticos: como prevenir

Precisamos ter muito cuidado em nossa casa, pois ela pode oferecer vários perigos aos moradores e às visitas.

Infelizmente, muitos acidentes podem acontecer no lugar menos previsível do mundo: na sua casa. Objetos e móveis comuns podem ferir crianças, idosos e adultos, às vezes  de modo irreversível. Portanto, saiba como prevenir acidentes domésticos.

A cozinha é o local em que mais acidentes acontecem porque ela contém eletrodomésticos perigosos como o fogão e a geladeira. Além do mais, é nela que se concentram objetos de vidro, que podem se quebrar e cortar as pessoas. Por isso,  nunca deixe os cabos das panelas voltados para fora do fogão, pois crianças poderão puxá-los, derrubando todo o conteúdo sobre elas. Os cabos também podem se enroscar em mangas de blusas, queimando quem os tiver manuseando.

A panela de pressão também causa inúmeros acidentes domésticos porque ela explode, causando queimaduras intensas nas pessoas. Para que isso não ocorra, certifique-se de que a sua panela seja de boa qualidade e que a borracha dela esteja em perfeito estado. Quando ela estiver com pressão, abra-a sobre a pia somente após jogar água fria sobre ela e puxe o pino da tampa devagar para que a pressão saia aos poucos.

439579 Acidentes domésticos como prevenir 3 Acidentes domésticos: como prevenirAs panelas de pressão são responsáveis por vários acidentes domésticos. (Foto:Divulgação)

Os pisos da cozinha, que geralmente ficam engordurados por causa das frituras, devem ser limpos frequentemente para não ficarem escorregadios, derrubando quem passa por eles.

Quando um copo ou outro objeto de vidro se quebrar, verifique se não sobrou nenhum caco pelo chão. Até que ele esteja bem limpo, não deixe que ninguém pise no local descalço ou de meias.

Os outros cômodos também apresentam perigos. Por exemplo, a mesa central da sala e as pontas da cama contém quinas que podem machucar joelhos e cabeças de crianças.

Nunca deixe gavetas e portas abertas, porque elas oferecem grande perigo a quem passa distraído pelo local. Os tapetes têm de estar bem rentes ao chão para não provocarem escorregões e as tomadas precisam ficar fechadas para que crianças não coloquem os dedinhos nelas.

439579 Acidentes domésticos como prevenir 1 Acidentes domésticos: como prevenirNão deixe gavetas e portas abertas para prevenir acidentes. (Foto:Divulgação)

Vassouras, rodos e pás precisam ser guardados em lugar adequado para não caírem sobre quem passar pelo caminho. E quando tiver passado pano, cera ou sabão no chão, peça para que todos tenham cuidado para não escorregarem, inclusive você.

439579 Acidentes domésticos como prevenir 2 Acidentes domésticos: como prevenirCrianças colocam os dedos em qualquer buraco. Portanto, tampe os das tomadas. (Foto:Divulgação)

A casa oferece muitos perigos a todos. Por isso, esteja sempre atenta para evitar acidentes domésticos, que podem causar muitos danos a quem vive com você. Sendo assim, é melhor prevenir que remediar. Então, siga as nossas dicas e faça da sua casa um lugar mais seguro.

 

 

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.