Menu

Beleza

Atualizado em 17 de janeiro de 2013, às 14:08 por Andréia Bariani
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Acetona e removedor de esmalte: entenda a diferença

Muitas pessoas não sabem quais as diferenças entre acetona e removedor de esmaltes. Entenda como agem os dois produtos.

O uso de acetonas é bastante tradicional. Durante muitos e muitos anos, foi ele quem resolveu o problema feminino de retirar, com eficiência, o esmalte. Num passado não muito distante, porém, começaram a surgir os removedores de esmalte. É certo que muitas pessoas compraram algum destes produtos, por engano, pensando se tratar da conhecida acetona. Porém, ao usá-los, estas mesmas pessoas constataram que havia mais dificuldade em retirar o esmalte e acabaram julgando que “aquela acetona não presta”, deixando-a de lado e voltando a comprar os vidrinhos que lhes eram conhecidos. Leitora, aquilo realmente não era acetona! Era um removedor e os dois produtos são diferentes! Entenda a diferença entre acetona e removedor de esmalte.

567665 Acetona e removedor de esmalte entenda a diferença.1 Acetona e removedor de esmalte: entenda a diferençaAs diferenças entre removedor e acetona são poucas, mas os benefícios são muitos (Foto: Divulgação)

O que é acetona

A acetona é o produto mais tradicional, na remoção de esmaltes. A qualidade pode variar, de uma marca a outra; porém, é certo que sua eficácia se destaca, em relação aos removedores. Isso acontece devido à sua composição, onde há substâncias como a “cetona”, que desintegram as partículas dos esmaltes, retirando-o das unhas, com mais facilidade. O problema é que estas substâncias não fazem bem à pele e às próprias unhas. Elas têm um certo de nível de toxicidade. Por isso, o cheiro da acetona é forte e sua aplicação pode deixar as unhas manchadas (brancas), enfraquecidas e quebradiças. Além disso, é visível o ressecamento da pele dos dedos, após o seu uso. Este produto ainda existe, no mercado, sendo usado por muitas mulheres, que ainda preferem a acetona. Entretanto, ela vem perdendo terreno para o removedor. 

567665 Acetona e removedor de esmalte entenda a diferença.2 Acetona e removedor de esmalte: entenda a diferençaA acetona remove o esmalte, com mais facilidade, mas prejudica as unhas e a pele (Foto: Divulgação)

O que é removedor de esmalte

É fácil entender. O removedor de esmalte é um produto semelhante à acetona, mas que não contém as mesmas substâncias que ela. Ele é menos agressivo às unhas e à pele, além de não causar alergias. Devido à ausência de tais substâncias, torna-se mais difícil retirar o esmalte com removedor. Em compensação, este produto pode vir com diferentes aditivos benéficos às mãos, como óleos que hidratam e fortalecem as unhas, perfume agradável, vitaminas, silicone, etc. Algumas versões contêm uma porcentagem pequena de acetona, mas pode-se dizer que a grande maioria dos removedores não a tem. Embora o produto ofereça maior dificuldade na remoção, é compensador usá-lo, principalmente os que contêm óleos em sua formulação, pois estes lubrificam as unhas. 

567665 Acetona e removedor de esmalte entenda a diferença.3 Acetona e removedor de esmalte: entenda a diferençaO removedor agride menos, hidrata e fortalece as unhas (Foto: Divulgação)

Nada complicado de se entender, as diferenças entre acetona e removedor de esmalte são pequenas. Muitos são, porém, os benefícios ao dar preferência ao produto com composição mais leve.

Conheça melhor as suas unhas: Descubra os mitos e verdades sobre as unhas

Aprenda a remover manchas: Manchas de esmalte escuro na unha: como remover

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.