Acesso à banda larga alcança marca de 78,8 milhões em 2012

PUBLICIDADE

De acordo com os dados da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), divulgados na última quinta-feira (23), o acesso à banda larga alcançou a marca de 78,8 milhões em 2012. A pesquisa também revelou que este número representa um crescimento de 67% em relação a julho de 2011.

Brasileiros estão cada vez mais conectados a internet banda larga. (Foto:Divulgação)

De janeiro a julho de 2012, 19,2 milhões de novas conexões foram adicionadas. Estima-se ainda que um novo acesso à internet banda larga aconteça a cada segundo. O balanço da Telebrasil expressa perfeitamente o crescimento da internet no país durante o período de sete meses e a necessidade de novas políticas públicas para que aconteça a inclusão social no mesmo ritmo da expansão dos serviços.

O avanço da internet fixa e móvel

Dos acessos contabilizados pela pesquisa, 18,7 milhões pertencem à banda larga fixa, sendo que 1,3 milhão de acessos à internet deste gênero foram ativados no último ano. Este número deve continuar a crescer, devido às inovações dos planos e aos serviços destinados aos clientes.

PUBLICIDADE

A internet banda larga móvel foi a que mais cresceu nos últimos tempos, afinal, a quantidade de acessos dobrou em doze meses. Somam-se 60,1 milhões de conexões, sendo que a quantidade de novos acessos adicionados no último ano foi de 30,5 milhões.

Em um ano, o crescimento da banda larga móvel foi de 109%. (Foto:Divulgação)

Dos acessos a banda larga móvel que aconteceram nos últimos doze meses, 12,4 milhões são de terminais de dados, como o modem. No que diz respeito aos celulares 3G com conexão a internet, houve um crescimento de 109% em um ano, registrando 47,7 milhões de aparelhos.

A pesquisa da Telebrasil também procurou avaliar o avanço da tecnologia de terceira geração no país. Segundo os dados, as redes 3G estão instaladas em 3.040 municípios, permitindo o acesso de 54,6% das cidades brasileiras e 85% da população.

Enquanto o número de conexões a banda larga fixa cresceu 64% em dois anos e meio, o número de acessos à banda larga 3G teve um surpreendente crescimento de 590%, considerando o mesmo período.

Veja também: TIM Internet móvel: Banda Larga 3G

Evolução da internet móvel. (Foto:Folha Online)

O avanço da conexão 3G superou as expectativas do edital de implantação da rede no Brasil, afinal, a infraestrutura concedeu suporte para que o número de cidades atendidas pelos serviços de internet 3G fosse três vezes maior do que as obrigações. Quando foi implantado, o edital propunha a implantação da rede 3G em 928 municípios até abril de 2013.

PUBLICIDADE

A rede 3G está em ritmo de ampliação e supera a demanda. Já a internet banda larga fixa teve uma evolução pequena, mas consta em todos os 5.565 municípios do país.

O acesso à banda larga popular

A banda larga popular busca ampliação no Brasil. (Foto:Divulgação)

Os incentivos a internet banda larga popular, de 1 Mega por R$ 29,90, estão acontecendo em dez estados brasileiros: Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. O convênio foi adotado pelo Acre, Amapá, Ceará, Rio Grande do Sul, Sergipe e o Distrito Federal, mas ainda falta regulamentação. Já Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins não são adeptos ainda a banda larga popular.

Saiba mais: Internet Banda Larga Popular, planos, ofertas

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.