Menu

Serviços

Atualizado em 7 de fevereiro de 2011, às 22:30 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Abono Salarial 2012

abono salarial 2012 Abono Salarial 2012

O abono salarial é um benefício pago aos trabalhadores cadastrados no programa PIS/PASEP. A Caixa Econômica Federal cuida da distribuição do dinheiro, que auxilia a vida financeira de muitos profissionais que atuam já algum tempo no mercado de trabalho. Somente os funcionários contratados por empresas adeptas ao Programa de Integração Social possuem direto de sacar o abono.

Para receber o benefício do PIS, o trabalhador precisa estar de acordo com os requisitos determinados pela CEF. O primeiro pagamento do abono acontece após cinco anos de cadastro e o trabalhador deve receber até dois salários mínimos para ter acesso ao seu abono anuamente. Lembrando que algumas categorias profissionais não participam do PIS/PASEP.

O valor do abono é de um salário mínimo, que poderá ser sacado dentro do prazo estabelecido pelo cronograma da Caixa. O trabalhador também precisa constar na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) para não se deparar com dificuldades na hora de receber o dinheiro do abono.

Para receber o abono salarial, o beneficiário precisa apresentar os documentos de identificação. O dinheiro poderá ser sacado em uma das agências Caixa, lotéricas, terminais de auto-atendimento e folha de pagamento. Em casos de dificuldades para conseguir liberar o dinheiro do PIS, a pessoa deve entrar em contato com a central de atendimento para pedir ajuda.

Quem tem direito ao abono salarial deve ficar atento ao site da Caixa para conferir as datas de pagamento correspondentes ao benefício em 2012. Milhões de brasileiros sacam o benefício anualmente e seguem o prazo estipulado pelo Ministério do Trabalho. As pessoas que não respeitarem as datas podem perder o direito de sacar o abono.

Somente as pessoas com mais de cinco anos cadastradas no PIS/PASEP e com vínculo empregatício poderão sacar o abono salarial 2012.  Pela internet é possível fazer consultas online para conhecer os valores e tempo de pagamento do benefício, basta informar o número correspondente ao NIS e senha no site da Caixa. A área é segura e permite obter informações exclusivas sobre seguro desemprego e abono.

O calendário abono salarial 2012 provavelmente seguirá a linha das edições anteriores, estipulando os prazos para saques de acordo com as datas de aniversário dos beneficiários. Assim que elaborado, o calendário será publicado no Portal da CAIXA.