Menu

Serviços

Atualizado em 4 de julho de 2011, às 21:00 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Abono Salarial 2012 PIS PASEP Data Dos Pagamentos Calendário

abono salarial 2012 pis pasep data dos pagamentos calendário 1 Abono Salarial 2012 PIS PASEP Data Dos Pagamentos Calendário

O abono salarial é uma quantia paga ao trabalhador brasileiro que possui cadastro no PIS/PASEP e se encontra com as contribuições em dia. A Caixa Econômica Federal tem como responsabilidade pagar o benefício social às pessoas respeitando os critérios adotados pelo programa para a liberação do dinheiro todos os anos.

Liberado anualmente pela Caixa, o abono salarial é um dinheiro que ajuda na manutenção de muitas famílias. Para não haver confusão na hora de efetuar o pagamento, a Caixa elabora um calendário que obedece a um cronograma e distribui o PIS-PASEP de forma organizada. Todos os anos o abono salarial é disponibilizado para saque seguindo a mesma proposta e se adequando ao moderno sistema da instituição financeira que trabalha com tantos outros benefícios sociais. Para receber o PIS, a empresa contratadora precisa ser conveniada ao programa de abono salarial e pagar em dia as parcelas.

O calendário de abono salarial 2012 ainda não foi elaborado, mas tudo indica que vai adotar os mesmos critérios da edição anterior para fazer o pagamento do benefício. Para ter direito a esse dinheiro extra é necessário estar cadastrado a pelo menos cinco anos no PIS-PASEP e receber até dois salários mínimos como remuneração dos serviços prestados.

O saque do dinheiro anualmente acontece através de um documento de identificação chamado cartão cidadão liberado pela Caixa assim que o trabalhador estiver devidamente cadastrado no programa. O valor do abono salarial é de um salário mínimo por ano e não são todas as categorias de profissionais que possuem o direito de receber a quantia em dinheiro.

abono salarial 2012 pis pasep data dos pagamentos calendário 2 Abono Salarial 2012 PIS PASEP Data Dos Pagamentos Calendário

O trabalhador precisa respeitar os prazos estipulados pela Caixa para sacar o benefício, caso contrário pode perder o direito de recebê-lo. Também é critério de pagamento ter exercido atividade remunerada por pelo menos trinta dias do ano da apuração. Para não ter transtornos na hora de sacar o abono salarial em 2012, o cidadão precisa ter suas informações na RAIS.

Não podem receber o benefício do PIS-PASEP empregados domésticos, menores aprendizes e outros trabalhadores vinculados a Pessoa Física. A Caixa contribui com os trabalhadores que precisam antecipar o recebimento do dinheiro, para isso trabalha com crédito direto na conta-corrente ou poupança.

O pagamento do abono não acontece durante o ano todo, normalmente tem início no mês de julho e finaliza em junho do ano seguinte. Por isso em breve a Caixa Econômica Federal disponibilizará as datas dos pagamentos PIS PASEP 2012 dentro de um cronograma montado para atender a todos os beneficiários do programa.

abono salarial 2012 pis pasep data dos pagamentos calendário Abono Salarial 2012 PIS PASEP Data Dos Pagamentos Calendário

Para receber o abono salarial é necessário criar um cartão de identificação e para isso são solicitados documentos como RG, CPF, identidade militar, entre outros. A perda do benefício normalmente acontece quando há pendências financeiras ou quando o recebedor não consegue sacar dentro do prazo estipulado pela Caixa.  Em casos de dificuldades para o recebimento é recomendado procurar uma agência e pedir ajuda a um atendente.

O saque do abono é realizado com comodidade e segurança nos terminais de auto-atendimento e lotéricas, sendo que o trabalhador precisa portar o seu cartão cidadão e informar a senha. Quem deseja fazer consultas sobre valores e tempo de pagamento deve usar a internet como veículo e informar o número do NIS na página da Caixa Econômica Federal. Outras informações sobre abono salarial também estão disponíveis pelo telefone de contato 0800 726 0101.

Acesse o site da Caixa e se informe melhor sobre o pagamento do PIS PASEP, suas datas e condições para o recebimento.

Conteúdo avaliado com média: