Serviços

Abono salarial 2012-2013: consulta, quem tem direito

Os benefícios do Programa de Integração Social (PIS), referentes ao calendário 2012/2013, já começaram a ser pagos aos 17,9 milhões de trabalhadores que tem direito ao abono salarial. A quantia é de R$ 622. Outros 27 milhões de trabalhadores também receberão rendimentos, ainda que em quantias menores.

Quem possui direito ao benefício

Assalariados que tenham se cadastrado no PIS ou Pasep até 2007, trabalhado, por pelo menos, 30 dias, seguidos ou não, em 2011 e possuam Carteira de Trabalho assinada por empresa têm direito ao abono.

Abono pode ser recebido nos terminais de autoatendimento (Foto: divulgação)

Outra exigência é que o trabalhador tenha recebido, em média, até dois salários mínimos por mês e que sua companhia tenha repassado seus dados corretos na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do ano-base 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Já os rendimentos podem ser sacados pelos profissionais cadastrados no PIS ou Pasep até 4 de outubro de 1988 e que possuam saldo em sua conta do PIS.

Os pagamentos seguem um calendário de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores. Quem nasceu no mês de julho recebe a partir de 15 de agosto de 2012. Veja abaixo o cronograma completo.

Calendário de pagamentos (Foto: divulgação)

Onde receber

Os benefícios podem ser depositados na conta da Caixa Econômica, se o beneficiário for o titular único. Quem trabalhar em empresas conveniadas com o banco recebe o abono em sua folha de pagamento de julho e agosto.

Para os demais trabalhadores, que não possuem conta no banco e não atuam em empresas parceiras, o benefício poderá ser sacado nos terminais de autoatendimento, nos correspondentes Caixa Aqui, agências da Caixa ou casas lotéricas.

Dinheiro extra que pode ajudar no orçamento familiar (Foto: divulgação)

Como saber se é beneficiado

Na página da Caixa, os cadastrados no PIS ou Pasep podem verificar se terão direito ao abono ou aos rendimentos. É preciso informar seu número do NIS (PIS/PASEP/NIT) e sua senha do Cartão do Cidadão para se cadastrar e acessar o sistema.

Leia também: 

Como Consultar O PIS Pela Internet

Pis Pasep consulta 2012: Datas, tabelas, consulta internet, saldo 

Quem não se lembrar da senha do Cartão pode se informar por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800 726 0101, opção 2, também com o número do PIS.

Recomendado para você
Serviços

Advogado Gratuito em Campinas

Serviços

Receber conta por email Vivo – como funciona

Serviços

Como Tirar Brevê de Helicóptero/Avião

Serviços

Agências de Diaristas em SP

Comentários
  1. felipe nickel neto disse:

    toda pessoa tem direito

  2. Ivonete oliveira dos santos disse:

    minha cartira foi assinada em 2009 mês de janeiro,e meu aniversário é justamente esse mês,eu já tenho direito de receber?

  3. ma disse:

    eu nao entendo sou cadastrada desde 2006 e nunca recebi o abonus pq ?

  4. TERESINHA VIEIRA disse:

    eu quero sabe se tenho direito ou nao assinei minha carteira em 2008 e sai depois voutei em 2009 ai sai e depois voutei em 2010 e fiquei ate em 2011 e sai e voutei a trabalhar em 2012 ate agora mim responde se tenho ou nao porque eu entrava mais saia preciso sabe se tenho ou nao minha amiga falou que em 2013 eu tinha direito porque nao precisa fica direto no trabalho mim responde

  5. Francisco Junior disse:

    Ivonete se você trabalha a mais de 4 anos de carteira assinada, e trabalhou no ultimo ano (2012) com a carteira assinada você poderá ir até uma agencia da Caixa Econômica ou melhor ainda se tem o cartão poderá ver o seu saldo/direito via internet mesmo. Obrigado.

  6. risonaldo disse:

    mais quem tem conta na caixa o pis entra antecipadamente na minha conta

  7. jhoni sampaio disse:

    eu fiz aminha carteire de trab.no anoo e 2005,mas obetive o primeiro registro no ano de 2008, eu tenho direito de receber o pis e o abono salarial?

  8. Eduardo Ferreira da Silva disse:

    eu assinei minha carteira em 2008 01 de outubro a te dia 30 de outubro voutei assinar em 2009 de fevereiro e ate hoje, e recebo um salario tenho direito.

  9. fernando disse:

    fui regstrado em dezembro do ano apssado e sai agora em junho, tenho direito ao abono salarial????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *