Menu

Cursos

Atualizado em 27 de dezembro de 2010, às 23:49 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > ABNT Trabalhos Acadêmicos 2011

abnt trabalhos academicos 2010 2011 ABNT Trabalhos Acadêmicos 2011

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é responsável por desenvolver regras que padronizam a formatação dos trabalhos acadêmicos. Todos os estudantes de nível superior precisam conhecer as normas técnicas para conseguir fazer o TCC (Trabalho de Conclusão de Cursos) e obter uma boa nota por isso.

O órgão valoriza a normalização técnica e todos os anos costuma apresentar mudanças na sua lista de regras. Ao passo que a ABNT cria uma sistematização para o formato dos trabalhos acadêmicos, temos conteúdo bem elaborado, com as idéias organizadas de forma clara e coerente. As teses de mestrado e doutorado também costumam seguir a normalização técnica para serem fundamentadas.

As normas técnicas para trabalhos da faculdade trazem benefícios tanto para o autor como para o leitor, mas a instituição responsável pelo curso pode estipular suas próprias regras em prol a formulação das monografias. São poucas as universidades que aderem as mudanças. Elas costumam respeitar as exigências da ABNT.

A normalização de um trabalho acadêmico traz diferentes benefícios, como: registro correto do conhecimento científico-tecnológico, treinamento do nível técnico, diminuição de erros, melhor interpretação dos dados e facilidade para compreender as idéias. Muitos universitários criticam a normalização da ABNT, principalmente pelo fato do órgão atribuir mudanças a formatação de trabalhos acadêmicos.

Não há mudanças nas normas da ABNT 2011 até o momento, continua sendo mantido o padrão do ano anterior para a elaboração de dissertações acadêmicas, monografias e teses. A maioria dos cursos de graduação traz na grade uma disciplina que ensina usar as regras da ABNT, mostrando como deve ser feito cada parte do trabalho: capa, folha de rosto, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas.

É fundamental que as normas da ABNT para monografias sejam empregadas com organização, procurando formatar o texto de acordo com as regras determinadas pela normalização. O tamanho da fonte, os recuos para incluir citações, o espaçamento na folha são fatores que devem ser analisados na hora da formatação do trabalho científico.

Acesse o site da ABNT e encontre informações completas para fazer trabalhos acadêmicos 2011.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.