Você está em: MundoDasTribos > Hypes > Curiosidades > A Páscoa e a Origem dos seus símbolos

A Páscoa e a Origem dos seus símbolos

Por Redacao

Saiba tudo sobre a Páscoa e a origem dos seus símbolos. Nessa matéria iremos explicar como surgiu essa data comemorativa e a sua importância para diferentes culturas. Também mostraremos as principais figuras simbólicas e os seus respectivos significados.

A Páscoa e a Origem dos seus símbolos (Foto Divulgação: Pixabay)
A Páscoa e a Origem dos seus símbolos (Foto Divulgação: Pixabay)

A Páscoa e a Origem dos seus símbolos

A páscoa é uma data comemorativa muito importante no calendário, principalmente no contexto religioso. Ela representa a ressurreição de Cristo e sugere uma oportunidade de renascimento, renovação e prosperidade. Nessa ocasião as pessoas se reúnem para trocar chocolates ou compartilhar uma refeição. Todos os elementos característicos da páscoa são simbólicos, ou seja, possuem um significado cultural. A Páscoa e a origem dos seus símbolos você poderá acompanhar aqui no artigo.

Veja também: Como surgiu o Ovo da Páscoa

O coelho representa esperança de uma nova vida (Foto Divulgação: Pixabay)
O coelho representa esperança de uma nova vida (Foto Divulgação: Pixabay)

Confira aqui tudo sobre a Páscoa e a Origem dos seus símbolos

A Páscoa é marcada, a cada ano, de acordo com a primeira lua cheia da primavera europeia, que começa em 21 de março. O domingo, seguinte a essa lua cheia, é o de Páscoa, 40 dias antes, a quarta-feira de Cinzas. Esse ano o domingo de Páscoa cai em 5 de abril.

Coelho

O coelho vem da Alsácia, e representa a fecundidade. Ele também traz à tona a ideia de esperança, do início de uma nova vida.

Ovo

O ovo de galinha era trocado entre amigos na à antiga Pérsia, chamando a regeneração da vida ao final do inverno. Assim como o coelho, o ovo também está associado a uma nova vida e a fertilidade.

Ovos de chocolate (Foto Divulgação: MdeMulher)
Ovos de chocolate (Foto Divulgação: MdeMulher)

Ovos de chocolate

No século XIX esses ovos de galinha foram substituídos por ovos de chocolate. Passou a ser moda utilizar chocolate para fazer réplicas perfeitas de objetos. Fabricantes italianos tiveram a ideia de fazer esses ovos de chocolate, recheados com bombons, virando símbolo da Páscoa. Chegando ao Brasil em 1920.

O chocolate é feito a partir das sementes do cacau. A árvore é originária da América Central, vive mais de 100 anos. Precisando de solo fértil e chuvas regulares. Cresce até 12 metros. A semente mede 50cm por fruto, se misturando a uma polpa viscosa e esbranquiçada. As mais caras, usadas na fabricação dos melhores chocolates, são do tipo “criolla” ou “arriba” – de sabor fino e delicado, nativas da própria América Central. A “forasteira” tem sabor mais forte e amargo, produzida no Brasil e na África.

Veja aqui também: Cartões de Páscoa 2016 para Amigos e Familiares

Peixe o alimento mais consumido na Semana Santa (Foto Divulgação: MdeMulher)
Peixe o alimento mais consumido na Semana Santa (Foto Divulgação: MdeMulher)

Peixe

Outro símbolo da páscoa é o peixe, que costuma ser o prato principal das refeições da semana santa. O animal relembra a trajetória de Jesus Cristo até o grande dia da sua ressurreição. O girassol também possui uma simbologia na páscoa, apesar do seu sentido ser pouco conhecido, ele representa luz, força e energia.

Cordeiro

O cordeiro, no contexto religioso, é um importante símbolo da páscoa. Ele representa uma forma de agradecimento a Deus.

Não basta apenas trocar ovos de chocolate no dia 27 de março, também é fundamental conhecer a páscoa e a origem dos seus símbolos. Compartilhe esses conhecimentos com as crianças e mostre toda a história que existe por trás da data.

Recomendado para você
Comentários
  1. ana flávia disse:

    oiie a todos vcs bom esse site é muito bom para qem é muito curioso e qe realmente qé mata a curiosidade de conhecer o símbolo da páscoa

  2. ana cristina disse:

    e o caio primeiro de abril!!!
    kakakakaka!!!

  3. andressa disse:

    adorei legau vc e muito inteligente

  4. livanny disse:

    gostei muto!!!!!!!!!estar legal…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *