Menu

Retrospectiva

Atualizado em 28 de dezembro de 2011, às 13:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > A morte do terrorista Osama Bin Laden

Relembre como foi a captura, e o anúncio da morte de Osama Bin Laden.

Retrospectiva 2011: O ano de Neymar

[27/12/2011]

STJ autoriza o primeiro casamento gay

[28/12/2011]

326334 morte de osama bin laden A morte do terrorista Osama Bin Laden

O terrorista mais famoso do mundo teve a sua morte anunciada nesse ano de 2011, para o grande contentamento da nação, e das autoridades americanas, que procuravam pelo temido terrorista desde o ataque de 11 de setembro, que completou 10 anos desde seu acontecimento.

O ataque terrorista resultou na invasão do Iraque por tropas americanas, invasão esta que ganhou o nome de “guerra ao terror”, ocasionando muita polêmica, dividindo opiniões, onde alguns eram a favor, e outros eram contra.

O esconderijo e a captura:

No dia 2 de maio, foi divulgado para o mundo que Osama Bin Laden teria sido capturado, e morto. Segundo as autoridades americanas, Bin Laden foi encontrado em um esconderijo, que mais parecia uma fortaleza, pois possuía três andares, e um forte esquema de segurança, localizado nas redondezas de Abbottabad. A operação contou com a ação de inteligência do exército norte-americano, em união com o governo do Paquistão. Embora a informação não seja oficial, o motivo da morte pode ter sido um tiro na cabeça.

326334 osama1 A morte do terrorista Osama Bin Laden

Identificação do corpo:

A identificação do corpo de Osama aconteceu na comparação de seu DNA com amostras de sua falecida irmã, e o grau de parentesco se confirmou. O cadáver do terrorista foi mantido sob custódia militar. Apesar do exame de DNA comprovar o parentesco com a irmã de Osama, juridicamente esta não é uma prova suficiente de que, de fato, o corpo pertence a Osama Bin Laden.

326334 osama2 A morte do terrorista Osama Bin Laden

Obama anuncia a morte de Bin Laden:

Na madrugada do dia 02 (segunda-feira) de maio, o presidente Barack Obama anunciou oficialmente a morte do Terrorista Osama Bin Laden, líder e fundador da rede terrorista da al-Qaeda, responsável pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA, que foi resultou na morte de cerca de 3.000 pessoas. O presidente Obama deu a seguinte declaração – “Foi feita justiça” e continuou: “Nesta noite, tenho condições de dizer aos americanos e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama Bin Laden, o líder da al -Qaeda e terrorista responsável pelo assassinato de milhares de homens, mulheres e crianças.” – Ainda segundo o presidente, nenhum oficial americano foi ferido na operação.

326334 osama3 A morte do terrorista Osama Bin Laden

Os norte-americanos ao saberem da notícia saíram nas ruas para festejar a morte do terrorista, houve também comemoração na inauguração do “marco zero”, local onde foram construídos monumentos em homenagem as vítimas dos atentados de 11 de setembro.