Menu

Saúde

Atualizado em 6 de março de 2012, às 18:25 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > A arnica e seus benefícios

Desfrute dos benefícios dessa erva medicinal e tenha uma melhor qualidade de vida, conquistando mais saúde.
402891 www.jardineria.pro .wp content.uploads.2011.02.44 A arnica e seus benefícios A erva é amplamente utilizada na medicina (Foto: Divulgação)

Arnica é um nome familiar para a maioria das pessoas, o motivo é que essa planta cujas propriedades curativas são muito apreciadas, pode ser encontrada em uma vasta gama de produtos medicinais, naturais ou cosméticos.  Confira os benefícios dessa famosa planta também conhecida por nomes como Leopard’s Bane, Wolf’s Bane, tabaco da montanha, erva do fumo, smokeherb  e Bruisewort.

Com mais de 50 espécies diferentes registradas na Biologia, a Arnica é uma planta de folhas simples e flores parecidas com às margaridas.  A planta contém componentes como lactonas sesquiterpênicas que ajudam a reduzir inflamação e diminuir dores. Por isso, essa erva é usada na medicina tradicional no formato de pomadas, comprimidos homeopáticos, cremes e géis para serem aplicadas em  lesões de esporte, reduzindo  a formação de hematomas.

402891 1311040470 229631816 3 GEL MASSAGEADOR ARNICA MAXIMUS CAIXA COM 60 UNIDADES DE 200g Sao Paulo A arnica e seus benefícios Arnica é usada para tratar dores (Foto: Divulgação)

Tratamentos Diversos

Com essa capacidade de aliviar dores e desinflamar, a Arnica ainda é amplamente utilizada no tratamento de males como:  artrite, queimaduras, úlceras, eczemas e acne. É importante destacar que a planta ainda possui qualidades anti-bacterianas que ajudam a limpar a área machucada garantindo uma boa cicatrização de feridas.

Substâncias como arnisterol (arnidiol), flavonóides, timol, arnicina, anthoxanthine, tanino, resina, um polissacarídeo de inulina, mucilagem e manganês ainda compõe a benigna formação da planta curativa.  A medicina utiliza a planta em casos variados como: nódoas negras, esgotamento por excesso de esforço muscular, fraturas, contusões e vertigens.

Prevenção da Diabetes

Por também ser rica em insulina, uma substância que é absorvida através do sistema digestivo, a arnica tem a potência de reduzir os riscos de diabetes, colaborando para a melhora no funcionamento do sistema  digestivo, estimulando ainda o sistema imunológico.

402891 homeopatia 1 A arnica e seus benefícios Substância da planta previne diabetes (Foto: Divulgação)

Cuidados no Uso

Apesar de extremamente benéfica o uso indiscriminado da Arnica representa riscos. A planta geralmente é usada para tratar o exterior do corpo, no entanto jamais deve ser utilizada em creme ou em tintura aplicada sobre pele irritada ou ferida.

Pessoas alérgicas ainda podem apresentar reações como erupção cutânea ou prurido. Por conter uma toxina chamada helenalin, o uso interno da Arnica deve  ser somente com a  supervisão de um técnico de saúde, pois ingerir a erva pode causar tremores, tontura, vômito e problemas cardíacos.

Desfrute

Aproveite os produtos a base de Armica e também consulte seu médico para saber como usar de forma terapêutica. Desfrute dos benefícios dessa erva e tenha uma melhor qualidade de vida e mais saúde.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.