Prouni segundo semestre de 2012: inscrições, vagas

PUBLICIDADE
Se inscreva no Prouni e conquiste a chance de ter uma vaga na universidade (Foto: Divulgação)

Os alunos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, já podem se inscrever a partir dessa quinta-feira, 28 de junho, no Programa Universidade para Todos (Prouni). O estudante necessita se enquadrar nos critérios sócio-econômicos determinados pelo Ministério da Educação (MEC) para concorrer as bolsas de estudo por meio do Prouni e ter nota acima da média nacional no Enem 2011.

Saiba mais sobre: Enem 2012, como se aplica nos vestibulares

Prouni segundo semestre de 2012: vagas

Segundo o MEC, serão oferecidas nesta edição do programa 90.311 bolsas, sendo que 52.487 dessas oportunidades são integrais e 37.824 promovem desconto de 50% na mensalidade. No total, 1.316 instituições privadas de ensino superior disponibilizaram vagas por meio do Prouni. As universidades participantes do projeto recebem incentivo fiscal de acordo com as bolsas disponibilizadas.

PUBLICIDADE

Prouni segundo semestre de 2012: inscrições

A inscrição do Prouni é gratuita e os candidatos deverão acessar o site do programa até o dia 2 de julho. Para se inscrever é necessário preencher um cadastro, onde é preciso adicionar o número de inscrição do Enem 2011 e o CPF. Cada pessoa poderá escolher duas opções de cursos. A cada dia, o sistema divulgará a nota de corte baseado na média dos candidatos que se candidataram a bolsas para cada graduação. Os estudantes poderão alterar suas preferências de curso e de universidade até o último dia de inscrição. Será válida somente a última atualização realizada pelo estudante no sistema do Prouni.

Saiba mais sobre: Inscrições abertas para o Enem 2012

O Prouni é uma chance de conquistar uma vaga na universidade (Foto: Divulgação)

Prouni segundo semestre de 2012: pré-requisitos

Para se candidatar a uma das bolsas de 100% (integrais) as pessoas com renda famílias per capta de até um salário mínimo e meio (R$ 933, a partir de 1º de janeiro de 2012). Para concorrer as bolsas parciais é preciso ter renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866, em janeiro) por pessoa.

Além de ter realizado o Enem de 2011, o candidato precisa ter atingido, ao menos, 400 pontos em média e ter nota satisfatória na redação. Também é preciso que a pessoa tenha cursado o Ensino Médio na rede pública, ou que tenha sido beneficiado na rede particular com bolsa integral.

Já os professores da rede pública de educação básica podem concorrer a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia e não necessitam cumprir o critério de renda, desde que estejam em no quadro permanente da escola na qual atuam, e exercendo suas funções.

Prouni segundo semestre de 2012: cronograma

As inscrições terminam no dia 2 de junho, próxima segunda-feira. A primeira chamada dos alunos pré-classificados acontece no dia 5 de julho e a matricula deve ser efetivada entre 5 e 13 de julho. Já no dia 20 de julho acontece a segunda chamada e até o dia 26 desse mesmo mês é necessário comprovar as informações de inscrição e efetivar a matricula. Existe também a possibilidade de ficar na listagem de espera. Nesse caso os candidatos serão convocados para preencher as vagas remanescentes no dia 7 de agosto. Para mais informações acesse: www.siteprouni.mec.gov.br.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.