Novas regras para o Enem 2012

PUBLICIDADE
O Enem 2012 acontecerá em novembro (Foto: Divulgação)

Confira inscrições do ENEM 2012 estão abertas. O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, declarou na última quarta-feira (23) que vai divulgar hoje, 24 de maio, as novas regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desse ano. Segundo o relato de Mercadante, o edital com as novas regras será publicado no “Diário Oficial da União” da sexta-feira (25).

“Não adianta perguntar mais nada que eu não vou responder”, afirmou o ministro a jornalistas durante coletiva de imprensa no Ministério da Educação (MEC) que tinha como pauta a greve de professores em universidades federais. O Enem 2012 acontecerá nos dias 03 e 04 de novembro.

Leia também: Curso Técnico Gratuito de Automação IFSP

PUBLICIDADE

O edital do exame deve citar a data de abertura das inscrições para as avaliações e preço a ser pago como taxa de inscrição. Lembrando que os alunos que tiveram 100% de bolsa de estudos em instituições privadas ou que concluíram o Ensino Médio na rede pública de ensino, nos anos anteriores, puderam solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem.

As principais mudanças que devem ser realizadas no Enem são quanto à correção da redação. Até 2011, os textos eram corrigidas por dois profissionais e, quando havia diferença de mais de 300 pontos, a redação era encaminhada a um supervisor que tinha a missão de dar a nota final do candidato.

A partir desse ano a correção da redação será divulgada (Foto: Divulgação)

Leia também: Escola do trabalho Limeira, cursos profissionalizantes gratuitos

Os processos judiciais de candidatos que questionaram suas notas finais nas redações aumentaram no ano passado. Por isso, em 2012, a diferença entre as notas pode cair e o número de corretores deve aumentar. O MEC firmou Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público Federal onde se comprometeu a tornar pública as correções das provas a partir desse ano.

PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio é utilizado por muitas universidades públicas para o acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As instituições privadas também usam o Enem para a inclusão de alunos através do Programa Universidade para Todos (Prouni).

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.