Menu

Decoração

Atualizado em 12 de maio de 2012, às 15:35 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > 8 Dicas para decorar sua sala de jantar

A sala de jantar é uma área de convívio que precisa ser bem decorada, por isso confira as dicas úteis para transformar o ambiente.
442259 8 Dicas para Decorar sua Sala de Jantar 8 Dicas para decorar sua sala de jantarA sala de jantar conta com um elegante lustre em destaque.

A sala de jantar se revela um ambiente perfeito para receber os amigos ou desfrutar de uma refeição junto com a família. Este cômodo nem sempre é considerado pela decoração, mas quando bem usado, pode fazer toda diferença dentro da casa ou apartamento.

Antes de comprar móveis e acessórios para a sala de jantar, é importante elaborar um planejamento considerando vários fatores, como a combinação das cores, a disposição dos itens mobiliares e, principalmente, o melhor aproveitamento do espaço.

Saiba mais: Salas de jantar decoradas – dicas fotos

A arquitetura contemporânea tem fundido alguns cômodos através da integração de ambientes, ou seja, a queda de algumas paredes. Esta característica influencia no papel da sala de jantar dentro da residência, já que ela passa a interagir com a sala de estar e com a cozinha. Por isso, é importante buscar o equilíbrio e a harmonia entre os espaços que conversam entre si.

Confira a seguir 8 dicas para acertar a decoração da sala de jantar e surpreenda-se com os resultados.

1. Definindo o estilo

Como qualquer outro ambiente residencial, a sala de jantar também precisa ter um estilo definido para guiar a escolha dos elementos. Os moradores podem optar por uma proposta mais clássica e formal ou adotar um clima de descontração com uma sala de jantar moderna e ousada.

2. A mesa

442259 8 Dicas para Decorar sua Sala de Jantar 2 8 Dicas para decorar sua sala de jantarA mesa precisa ser proporcional ao espaço.

Ao escolher a mesa da sala de jantar, opte por um modelo proporcional ao tamanho do espaço. As dimensões do ambiente também ajudam a determinar qual o formato mais apropriado (retangular, redondo ou quadrado) e a quantidade de lugares.

É importante que exista ao redor da mesa 1,20m para garantir a circulação das pessoas. Cada lugar deve contar ainda com 60 cm livre para garantir a movimentação do indivíduo acomodado.

3. As cadeiras

As cadeiras devem ter uma altura compatível com a mesa e também apresentar semelhanças estéticas quanto à cor, material ou formato. No caso de espaços pequenos, é importante evitar as peças imensas e que atrapalham a circulação dos moradores pelo cômodo.

4. Tapete ou não?

O tapete pode deixar a sala de jantar mais elegante e aconchegante, porém ele não é essencial. Caso a peça seja usada, vale a pena se preocupar com as combinações das cores e avaliar se ela atingiu a sua proposta.

5. Enfeites e complementos

Nem só de móveis é feita a sala de jantar, afinal, ela necessita de detalhes capazes de exaltar o seu glamour. Desta forma, invista em um centro de mesa, em enfeites para decorar o aparador, em quadros para a parede e no lustre pendente. O uso de complementos é muito promissor, mas requer cuidados para não cometer exageros.

6. O poder do aparador

442259 8 Dicas para Decorar sua Sala de Jantar 1 8 Dicas para decorar sua sala de jantarO aparador completa a decoração da sala de jantar.

O aparador completa a decoração da sala de jantar, sendo capaz de servir de suporte para enfeites ou estabelecer uma divisão. A estética deste móvel acessório deve seguir as características do restante da mobília.

7. Cortinas apropriadas

Quando as cortinas são escolhidas adequadamente, elas se transformam em verdadeiros atrativos para o cômodo, por isso determine as peças que vão vestir as janelas pensando nas melhores combinações. No Verão, prefira um tecido leve e transparente, já no Inverno invista em um material mais pesado e grosso.

8. A iluminação adequada

É recomendado adotar uma iluminação aconchegante na sala de jantar, usando luz difusa através dos acessórios pendentes. Na hora de decorar, os moradores devem evitar foco direto sobre a mesa.

Veja também: Melhor cor para sala de jantar

Conteúdo avaliado com média: