Menu

Criança

Atualizado em 3 de outubro de 2012, às 13:25 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > 70% das crianças e adolescentes estão nas redes sociais

Crianças e adolescentes estão cada vez mais envolvidos com a internet, prova disso é o fato de quase 70% usam a web para participar das redes sociais.

Um estudo realizado pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) revelou que 70% das crianças e adolescentes estão nas redes sociais. Os resultados da pesquisa foram apresentados na última terça-feira (2), pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil.

522962 70 das crianças e adolescentes estão nas redes sociais 70% das crianças e adolescentes estão nas redes sociaisMaioria das crianças e jovens usam a internet por causa de trabalhos escolares ou redes sociais. (Foto: Divulgação)

Jovens cada vez mais envolvidos com a internet

Para chegar à conclusão de que os jovens estão cada vez mais envolvidos com as redes sociais, a pesquisa contou com as informações de 1.580 entrevistas realizadas com crianças e adolescentes. Os pais também foram entrevistados.

De acordo com os dados coletados, o número de internautas com idade entre 9 e 16 anos tem crescido consideravelmente nos últimos meses. Eles usam a web principalmente para participar das redes sociais, como Facebook e Twitter.

O estudo também constatou que a presença do jovem na internet aumenta conforme a faixa etária. Dos participantes que possuem perfil próprio nas redes sociais, 42% contam com 9 a 10 anos de idade. A proporção é maior entre os jovens com 15 e 16 anos, já que 83% deles gerenciam o próprio perfil nos sites.

522962 70 das crianças e adolescentes estão nas redes sociais 2 70% das crianças e adolescentes estão nas redes sociaisCrianças e jovens já gerenciam os seus próprios perfis na internet. (Foto:Divulgação)

Após analisar as informações, descobriu-se que 47% dos brasileiros, com idade entre 9 e 16 anos, usam a internet todos os dias e quase todos os dias. Deste percentual, 42% navegam pela web da escola, 40% usam o computador da casa, 35% vão até a lanhouse e apenas 18% usam o celular para manter a vida online atualizada.

Dos jovens que usam a internet diariamente, com idade entre 11 e 16 anos, 23% já tinham estabelecido contato online com outro usuário sem conhecê-lo pessoalmente. Cerca de ¼ destes participantes admitiram que, depois de conversar pela internet, marcaram encontros com estas pessoas, até então desconhecidas.

Veja também: Sexting: o que é, riscos

O que fazem na internet?

A pesquisa também procurou conhecer quais os motivos que levam crianças e adolescentes a usar a rede mundial de computadores. Segundo mostram os dados, 82% alegam fazer trabalhos escolares, 68% acessam as redes sociais, 66% assistem vídeos do Youtube e 54% jogam online ou se comunicam por mensagens instantâneas. Dos jovens entrevistados, 40% já postaram fotos pessoais, vídeos e músicas na internet.

O que pensam os pais sobre os filhos na internet?

522962 70 das crianças e adolescentes estão nas redes sociais 1 70% das crianças e adolescentes estão nas redes sociais71% dos pais acreditam que os filhos acessam a internet com segurança. (Foto:Divulgação)

Os pesquisadores também consideraram a visão dos pais sobre a vida virtual das crianças e adolescentes. Dos entrevistados, 71% acreditam que os filhos acessam a internet com segurança, já 37% acham que os jovens internautas não passarão por situações de constrangimento ou incômodo na web.

Dos pais que cederam entrevistas, 47% usam a internet e, com isso,  influenciam os filhos a fazer o mesmo. A pesquisa ainda revelou que 52% dos pais encontram informações sobre o uso seguro da internet na TV, no rádio, nas revistas e jornais.

Saiba mais: Dicas de segurança em redes sociais

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.