Bem Estar

70% das crianças e adolescentes estão nas redes sociais

Por Isah

Um estudo realizado pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) revelou que 70% das crianças e adolescentes estão nas redes sociais. Os resultados da pesquisa foram apresentados na última terça-feira (2), pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Maioria das crianças e jovens usam a internet por causa de trabalhos escolares ou redes sociais. (Foto: Divulgação)

Jovens cada vez mais envolvidos com a internet

Para chegar à conclusão de que os jovens estão cada vez mais envolvidos com as redes sociais, a pesquisa contou com as informações de 1.580 entrevistas realizadas com crianças e adolescentes. Os pais também foram entrevistados.

De acordo com os dados coletados, o número de internautas com idade entre 9 e 16 anos tem crescido consideravelmente nos últimos meses. Eles usam a web principalmente para participar das redes sociais, como Facebook e Twitter.

O estudo também constatou que a presença do jovem na internet aumenta conforme a faixa etária. Dos participantes que possuem perfil próprio nas redes sociais, 42% contam com 9 a 10 anos de idade. A proporção é maior entre os jovens com 15 e 16 anos, já que 83% deles gerenciam o próprio perfil nos sites.

Crianças e jovens já gerenciam os seus próprios perfis na internet. (Foto:Divulgação)

Após analisar as informações, descobriu-se que 47% dos brasileiros, com idade entre 9 e 16 anos, usam a internet todos os dias e quase todos os dias. Deste percentual, 42% navegam pela web da escola, 40% usam o computador da casa, 35% vão até a lanhouse e apenas 18% usam o celular para manter a vida online atualizada.

Dos jovens que usam a internet diariamente, com idade entre 11 e 16 anos, 23% já tinham estabelecido contato online com outro usuário sem conhecê-lo pessoalmente. Cerca de ¼ destes participantes admitiram que, depois de conversar pela internet, marcaram encontros com estas pessoas, até então desconhecidas.

Veja também: Sexting: o que é, riscos

O que fazem na internet?

A pesquisa também procurou conhecer quais os motivos que levam crianças e adolescentes a usar a rede mundial de computadores. Segundo mostram os dados, 82% alegam fazer trabalhos escolares, 68% acessam as redes sociais, 66% assistem vídeos do Youtube e 54% jogam online ou se comunicam por mensagens instantâneas. Dos jovens entrevistados, 40% já postaram fotos pessoais, vídeos e músicas na internet.

O que pensam os pais sobre os filhos na internet?

71% dos pais acreditam que os filhos acessam a internet com segurança. (Foto:Divulgação)

Os pesquisadores também consideraram a visão dos pais sobre a vida virtual das crianças e adolescentes. Dos entrevistados, 71% acreditam que os filhos acessam a internet com segurança, já 37% acham que os jovens internautas não passarão por situações de constrangimento ou incômodo na web.

Dos pais que cederam entrevistas, 47% usam a internet e, com isso,  influenciam os filhos a fazer o mesmo. A pesquisa ainda revelou que 52% dos pais encontram informações sobre o uso seguro da internet na TV, no rádio, nas revistas e jornais.

Saiba mais: Dicas de segurança em redes sociais

Recomendado para você
Bem Estar

Festa de São João 2017 – Origem, Comidas Típicas, Simpatias

Bem Estar

Cartão Fidelidade Gol

Bem Estar

Espelhos Para Salão De Beleza Preços, Onde Comprar

Bem Estar

Novas regras para cirurgia bariátrica no SUS

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *