Menu

Notícias

Atualizado em 7 de abril de 2012, às 6:40 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > 7 de abril: Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde é uma data que serve para promover o conceito de vida saudável, além de abordar temas levantados pela OMS a cada ano.
422726 7 de abril dia mundial da saúde 1 7 de abril: Dia Mundial da SaúdeA saúde consiste no bem estar físico, mental e social.

No dia 7 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, sendo uma data importante para pensar sobre o tema, debater os problemas e propor melhorias às condições da população. As pessoas que buscam levar uma vida saudável também devem aproveitar a ocasião para repensar sobre os hábitos do dia-a-dia e aderir medidas preventivas para não ficar doente.

Saúde é um termo muito usado atualmente, mas poucos conseguem entender a profundidade do seu significado. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), trata-se do estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. A definição deixa clara que a saúde é importante não só quando se está doente, mas sim ao longo de todas as fases da vida.

Vários fatores contribuem com o estado de boa saúde, como uma alimentação adequada, higiene pessoal e a prática de exercícios regularmente. Abdicar de vícios também é fundamental para manter o corpo saudável, tais como cigarro e bebidas alcoólicas.

O Dia Mundial da Saúde, que será comemorado no próximo sábado, marca os 64 anos da OMS.

Origem do Dia Mundial da Saúde

422726 7 de abril dia mundial da saúde 7 de abril: Dia Mundial da SaúdeSímbolo da OMS (Organização Mundial de Saúde)

A OMS resolveu oficializar o Dia Mundial da Saúde em 7 de abril de 1948, fundamentando a promoção de saúde entre os indivíduos de todas as faixas etárias. A criação da data também teve o compromisso de melhorar o acesso do cidadão a assistência médica e tornar a saúde uma obrigação do Estado.

O Dia Mundial da Saúde também serve de alerta para divulgar os principais problemas que afetam a população e buscar meios de saná-los. Os eventos promovidos por causa desta data ajudam as pessoas a ficarem mais informadas sobre os riscos de determinadas doenças e da seriedade que existe em tomar cuidados diários com a saúde.

Dia Mundial da Saúde 2012: Campanha da OMS

422726 7 de abril dia mundial da saúde 2 7 de abril: Dia Mundial da SaúdeA Campanha da OMS 2012 tem como lema o envelhecimento saudável.

Neste ano, a OMS vai celebrar o Dia Mundial da Saúde através de uma campanha que incentiva o envelhecimento saudável. A organização pretende alertar aos países sobre os cuidados com a população com mais de 60 anos de idade, fazendo recomendações para melhorar a qualidade de vida dos idosos.

A escolha do tema da campanha para 2012 aconteceu por causa do elevado número de idosos pelo mundo. Estima-se ainda que, até 2050, 80% dos idosos estarão vivendo em países pobres ou em desenvolvimento, o que gera mais preocupações com relação ao bem estar físico, mental e social destas pessoas.

De acordo com Margareth Chan, diretora-geral da OMS, o risco de sofrer com os males das doenças crônicas é quatro vezes maior nos países pobres, em comparação às nações ricas. Por isso, a campanha deste ano tem como objetivo conscientizar as autoridades sobre os perigos das principais doenças crônicas que atacam os idosos.

Ao se mobilizar em torno da sua campanha, a OMS quer incentivar o diagnóstico precoce das doenças e a promoção de hábitos que contribuam com a saúde de cada indivíduo.