Menu

Notícias

Atualizado em 7 de abril de 2012, às 5:55 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > 7 de abril: Dia do Jornalismo

O primeiro jornal do mundo foi o Acta Diurna, de Júlio César, imperador romano, que pretendia avisar a população sobre fatos políticos e eventos.

 

422909 7 de abrilDia do Jornalismo3 7 de abril: Dia do JornalismoO jornalismo tem a função de informar a população (Foto: Divulgação)

O Dia do Jornalismo foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, que morreu assassinado por inimigos políticos, na cidade de São Paulo, em 22 de novembro de 1830. No entanto, a data é comemorada no dia 7 de abril, graças a um movimento popular gerado pela morte do comunicador, que fez com que de D. Pedro I abdicasse de seu posto em 7 de abril de 1831. Um século depois, em 1931, em homenagem a esse acontecimento, o dia 7 de abril foi instituído como o “Dia do Jornalista e do Jornalismo, no Brasil.

O jornal mais antigo de que se tem notícia é o “Acta Diurna”, que surgiu por volta de 59 A.C., com o intuito de seguir a ordem de Júlio César, que pretendia informar a população sobre os fatos sociais e políticos ocorridos no império, como por exemplo, campanhas militares e julgamentos de prisioneiros. As notícias da época eram colocadas em placas grandes, expostas em locais acessíveis ao público.

422909 7 de abrilDia do Jornalismo2 7 de abril: Dia do JornalismoA censura acompanha a história do jornalismo (Foto: Divulgação)

Mas foi na Europa Ocidental, a partir do século XVII, que o primeiro periódico foi lançado, “O Avisa Relation oder Zeitung”, surgido na Alemanha em 1609. Depois foi a vez do “London Gazette”, lançado em 1665. O jornal ainda circula, porém como publicação oficial do Judiciário. Somente a partir do século XVII, os jornais passariam a publicar fatos de interesse popular, porém a censura não permitia que tudo fosse noticiado. Na Suécia, em 1.766, surgiu a primeira lei de imprensa, contra a censura.

422909 7 de abrilDia do Jornalismo1 7 de abril: Dia do JornalismoA queda do diploma do jornalista gera muita polêmica (Foto: divulgação)

No Brasil, durante a ditadura militar alguns jornais foram ocupados pelo regime, por publicarem fatos contra o governo militar. Jornalistas foram mortos e publicações foram tiradas de circulação. Antes de se noticiar qualquer evento era necessário passar pela censura. Foram tempos difíceis para o jornalismo, que mesmo reprimido tentava fazer o seu papel de terceiro poder.

Em 2009, o diploma acadêmico deixou de ser obrigatório para a prática da profissão, o que não significa que os veículos de comunicação não exijam tal conteúdo. O assunto ainda causa polêmica, sendo que para concursos públicos, em sua maioria, ser formado em jornalismo é obrigatório para exercer algumas funções. Aproveite essa data especial para valorizar a liberdade de imprensa e parabenizar os jornalistas que todos os dias prezam pela boa informação.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.