Turismo

7 cidades históricas brasileiras para visitar

Por Andre

Casarões centenários, ruas de pedras e igrejas antigas são apenas algumas das atrações que você encontra nas 7 cidades históricas brasileiras para visitar, sobre as quais vamos comentar na matéria a seguir.

7 cidades históricas brasileiras para visitar (Foto: Pixabay)

Bastante diferentes das cidades grandes, onde prédios enormes, muitos carros e a correria predominam, as cidades históricas, geralmente cercadas por paisagens naturais incríveis, oferecem um clima mais calmo e agradável para quem está em busca de descanso.

Ao visitar um desses municípios, espalhados pelo interior do Brasil, você se sente como se estivesse viajando no tempo e ido parar no período colonial, já que as características daquela época foram preservadas em muitas cidades.

7 cidades históricas brasileiras para visitar

Em busca de dicas de cidades históricas para conhecer? Então, confira as sugestões abaixo, abrangendo diversos estados, ideais para quem não dispensa viagens marcantes e roteiros culturais.

Ouro Preto (MG)

A famosa Ouro Preto (Foto: Freeimages)

Quando se fala em cidades históricas mineiras, Ouro Preto certamente é a primeira a ser lembrada. Seu conjunto arquitetônico tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade e o passeio de trem até Mariana estão entre as atrações que encantam turistas de todo o planeta.

Olinda (PE)

Olinda não tem apenas carnaval para você se divertir (Foto: Freeimages)

Também tombado pela Unesco, o centro histórico de Olinda é encantador. Suas ruas apertadas e cheias de casas do período colonial ficam lotadas durante o carnaval. Outra atração muito visitada é a Igreja do Carmo, igreja carmelita mais antiga do Brasil.

Paraty (RJ)

As ruas de pedra de Paraty desafiam os turistas (Foto: Freeimages)

Fundada em 1667, a bucólica Paraty, no litoral do Rio de Janeiro, tem belos passeios de barco e visitas aos casarões coloniais, além de lindas praias. Outro destaque é a FLIP, evento literário mais importante do Brasil, que acontece anualmente.

São Luiz do Paraitinga (SP)

A cidade do interior paulista tem muitas festas religiosas (Foto: Reprodução Prefeitura de São Luiz do Paraitinga)

Uma das principais cidades históricas de São Paulo, ela conta com construções históricas charmosas e é cercada por diversas atrações naturais encantadoras. A Festa do Divino é um evento que os turistas não podem perder.

Cidade de Goiás (GO)

A Procissão do Fogaréu atrai muitos turistas na Semana Santa (Foto: Agência Brasil)

As construções do século XVIII, no centro histórico, preservam tradições culturais marcantes e a inconfundível arquitetura barroca. Se você gosta de festas religiosas, não perca a Procissão do Fogaréu, que acontece na Semana Santa.

São Miguel das Missões (RS)

As ruínas de São Miguel das Missões rendem belas imagens (Foto: Reprodução Prefeitura de São Miguel das Missões)

As ruínas do sítio arqueológico de São Miguel das Missões estão entre os principais atrativos dessa cidade histórica gaúcha. Prepare a câmera para registrar belas imagens.

Alcântara (MA)

Ruínas da Igreja de São Matias (Foto Ilustrativa)

Também conhecida como “a cidade que parou no tempo”, Alcântara apresenta diversas construções da época colonial, algumas delas em ruínas, enquanto outras estão muito bem preservadas.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Recomendado para você
Turismo

Lugares Turísticos em Ilhabela

Bem Estar

CVC Turismo e CVC Viagens: Pacotes Promocionais

Comentários