Menu

Saúde

Atualizado em 6 de julho de 2012, às 14:03
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > 50% dos pacientes erram ao tomar remédios

Segundo estudo, grande parte dos pacientes não sabe como administrar a medicação, sobretudo no que diz respeito às doses.
481317 50 dos pacientes erram ao tomar remédios 1 50% dos pacientes erram ao tomar remédiosNem todos os pacientes conseguem administrar a medicação da forma certa. (Foto:Divulgação)

Os medicamentos são essenciais para certos tratamentos, mas o uso indiscriminado pode intensificar os sintomas da doença e até mesmo levar a morte. O perigo não mora apenas na automedicação, mas também nos erros cometidos ao tomar os remédios.

Por mais que os médicos elaborem as receitas e os farmacêuticos forneçam orientações, algumas pessoas falham ao administrar os remédios. Elas não conseguem se organizar e, muitas vezes, desconhecem os riscos que a medicação inadequada representa para a saúde.

Leia também: Automedicação: erros comuns dos pacientes

Metade dos pacientes erra ao administrar a medicação

Um estudo desenvolvido no Vanderbilt University Hospital e Brigham and Women’s Hospital, nos Estados Unidos, revelou que metade dos pacientes não sabe administrar os remédios corretamente e colocam a vida em risco ao se medicar de forma errada. As conclusões deste trabalho foram publicadas no periódico Annals of Internal Medicine.

Os pesquisadores norte-americanos acompanharam 851 pacientes, com idade média de 60 anos e que tinham sido hospitalizados por causa de problemas cardíacos. Cerca de 50% deles desenvolviam um tratamento padrão dos farmacêuticos enquanto os outros 50% receberam ajuda para administrar a medicação.

481317 50 dos pacientes erram ao tomar remédios 50% dos pacientes erram ao tomar remédiosMetade dos pacientes cometeu algum erro ao consumir os remédios independente das orientações médicas. (Foto:Divulgação)

De acordo com as análises dos especialistas, metade dos pacientes que participaram da pesquisa cometeu algum erro ao consumir os remédios no período de um mês depois deixar o hospital, independente das orientações extras.

Foi constatado consumo irregular de substâncias contra diabetes e colesterol, para amenizar a dor e também os anticoagulantes. O estudo mostrou ainda equívocos dos pacientes ao ingerir vitaminas, ervas e suplementos. Os principais erros cometidos na medicação estavam associados à dosagem, a frequência, a interrupção indevida do remédio e, sobretudo, ao descumprimento da prescrição médica.

Os especialistas que realizaram a pesquisa acreditam que os resultados servirão de alerta para pacientes e médicos. As conclusões também são capazes de atualizar os dados de pesquisas anteriores, que apontavam 20% de erro na administração de medicamentos por pacientes.

Para não sofrer com os males de uma medicação inadequada, é recomendado que os pacientes esclareçam as dúvidas com os médicos. Eles também devem se organizar para ingerir a dose certa do remédio nos horários indicados. Em casos de problemas de memória ou dificuldades para administrar os medicamentos, a pessoa deve contar com a ajuda de um amigo ou familiar.

Cuidados necessários com a medicação

481317 50 dos pacientes erram ao tomar remédios 2 50% dos pacientes erram ao tomar remédiosO alerta serve principalmente para idosos, que consomem muitos medicamentos e às vezes erram as doses. (Foto: Divulgação)

• A dose inadequada do medicamento é o principal erro cometido pelos pacientes, principalmente idosos. Para evitar o problema, vale contar com o auxílio contínuo de um profissional da saúde ou de uma pessoa da família que consiga administrar a medicação corretamente.

• Além dos medicamentos tradicionais, o consumo de suplementos alimentares requer a recomendação de um profissional da saúde, sobretudo se o paciente tem histórico de doenças graves. Quando realizada indevidamente, a suplementação tem efeitos adversos.

• O consumo de remédios fitoterápicos (origem vegetal) também requer cuidados e doses controladas, pois muitos possuem efeitos colaterais.

Saiba mais: Intoxicação por medicamentos: primeiros socorros

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.