5 dicas para se dar bem na redação do ENEM 2016

PUBLICIDADE

5 dicas para se dar bem na redação do ENEM 2016 é um tutorial que preparamos para ajudar o estudante que vai participar da próxima edição do exame. A cada ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) vem ganhando mais importância, devido às diversas utilidades que passou a ter, muito além de servir apenas para avaliar a qualidade do ensino médio no país, que era o objetivo inicial antes de 2009.

5 dicas para se dar bem na redação do Enem 2016 (Foto Ilustrativa)
5 dicas para se dar bem na redação do Enem 2016 (Foto Ilustrativa)

Atualmente, a nota do ENEM pode ser usada para ingressar em diversas instituições de ensino superior públicas de todo o Brasil; para concorrer a bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni); e também para participar dos intercâmbios do Ciência sem Fronteiras, entre outras utilidades. Dá até mesmo para participar de concursos públicos usando essas notas.

O caminho para alcançar boas notas no Enem 2016 passa por obter um bom desempenho na redação do Enem, que costuma ser temida por muitos candidatos. Se você é um deles, está na hora de mudar esta situação.

PUBLICIDADE

5 dicas para se dar bem na redação do Enem 2016

Praticar bastante é uma das melhores maneiras de ficar fera na redação (Foto Ilustrativa)
Praticar bastante é uma das melhores maneiras de ficar fera na redação (Foto Ilustrativa)

Como tirar uma boa nota na redação Enem 2016? Se você vai participar da nova edição do exame, marcada para o próximo mês de novembro, ainda tem um bom tempo para se preparar.

E conferindo as dicas para fazer uma boa redação do Enem, a seguir, o seu desempenho pode ser ainda melhor.

Treine com antecedência

A melhor maneira de aprender a tocar violão é praticando, não é mesmo? Então, a melhor forma de treinar para a redação do ENEM é fazendo várias redações, nos meses que antecedem ao exame. Leia, releia e tente mudar e analisar os argumentos utilizados no texto. Expor claramente o raciocínio e saber construí-lo em texto é algo bem avaliado pela equipe de correção do Enem.

Procure saber quais são os temas que mais têm chance de ser exigidos no ENEM 2016 e escreva um texto para cada um deles, se enquadrando nas competências exigidas pelo MEC, como domínio da gramática, boa argumentação, coesão, solução de problemas e compreensão do tema proposto.

Dicas para um bom texto

Para escrever uma boa redação, é essencial ter o domínio do tema e saber utilizar bem seus argumentos, tendo cuidado ao citar exemplos, fatos históricos e dados estatísticos. Construa o texto de forma a defender as suas ideias com coerência e não se esqueça de apresentar uma resposta para as questões levantadas na introdução.

Além disso, ler muito é fundamental para escrever bem. Por isso, “devore” jornais, revistas, livros e tudo mais, pois assim você terá ainda mais repertório para desenvolver um bom texto.

PUBLICIDADE
Leia muito, de livros a revistas, para aumentar seu repertório (Foto Ilustrativa)
Leia muito, de livros a revistas, para aumentar seu repertório (Foto Ilustrativa)

Situações que podem zerar a redação do Enem

A correção da redação tem ficado cada vez mais rigorosa. Nesse ano, podem receber nota zero os textos que não atenderem à proposta solicitada ou que possuam uma estrutura diferente da linha dissertativa-argumentativa. Jamais utilize outros tipos textuais como poesia, por exemplo.

Quem escrever menos de sete linhas, copiar textos motivadores do caderno de questões, escrever receitas e músicas vai tirar zero na redação, o mesmo valendo, obviamente, para quem deixá-la em branco.

O que evitar

Na construção do texto do Enem 2016, evite fazer períodos muitos longos, usar gírias, debochar e desrespeitar os direitos humanos. Tenha cuidado também com os erros de ortografia e gramática. Aproveite os próximos meses para caminhar ao lado do dicionário e de livros de português.

Faça várias redações, ao longo do período de preparação, com base em temas que podem cair no Enem 2016 (Foto Ilustrativa)
Faça várias redações, ao longo do período de preparação, com base em temas que podem cair no Enem 2016 (Foto Ilustrativa)

Fique por dentro dos temas mais atuais

Normalmente, o tema da redação do ENEM envolve algum assunto que tenha sido destaque nos últimos meses. Por isso, fique sempre atento ao noticiário, através de jornais, revistas, TV, internet e rádio. Fazendo isso, você não só estará se mantendo atualizado, mas também irá desenvolver a capacidade de leitura que é tão exigida nas provas. E vá além, busque o contexto histórico, cultural e político dos fatos, isso faz com que você se aprofunde nos possíveis temas.

Algumas das possibilidades de temas para redação do Enem 2016 são:

  • Crise política no Brasil
  • Eleições municipais 2016
  • Corrupção na Petrobras
  • Escândalo e corrupção na FIFA
  • Questões relacionadas aos Jogos Olímpicos Rio 2016
  • Programa Mais Médicos
  • PEC das Domésticas
  • Terrorismo e Xenofobia na Europa
  • Intolerância Religiosa
  • Conceito de família no século XXI
  • Novos modelos de educação
  • Ativismo nas redes sociais
  • Desigualdade étnica e de gênero
  • Problemas relacionados à epidemia de dengue, chikungunya e zika vírus
  • Questões ligadas aos direitos das crianças.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.