Menu

Decoração

Atualizado em 8 de maio de 2012, às 8:57 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > 5 dicas para combater os cupins

Os cupins destroem a estrutura da mobília e até mesmo das casas, então confira meios de acabar com a proliferação destes insetos.
441276 5 dicas para combater os cupins 1 5 dicas para combater os cupinsOs cupins comprometem a estrutura de madeira.

Os cupins se alimentam da madeira, por isso contribuem com a destruição dos móveis e outras estruturas da casa, como portas, janelas e assoalho. Estes insetos também causam grandes estragos em livros, malas, roupas, calçados e outros tantos objetos. As pragas passam despercebidas aos olhos, mas são responsáveis por fazer uma notável destruição.

A proliferação dos cupins acontece em lugares que proporcionam condições de sobrevivência, como é o caso de ambientes escuros e úmidos situados na parte interna dos móveis. Os objetos que não são usados há muito tempo também representam um atrativo para as pragas.

Os moradores da casa notam a presença dos cupins através de um pozinho marrom que provém da madeira danificada. Também é comum o surgimento de furinhos que afetam a resistência e a estética do material. Dependendo do nível da proliferação, as pragas são capazes de comprometer a estrutura do imóvel.

Saiba mais: Como eliminar cupins

Antes de adotar medidas contra os cupins, é importante conhecer as características do inseto para saber como combatê-lo. Os cupins de madeira seca invadem com mais frequência às casas, superando assim os subterrâneos.

Confira a seguir cinco dicas para combater cupins e aprenda a eliminar de vez este inimigo da sua casa.

441276 5 dicas para combater os cupins 2 5 dicas para combater os cupinsA aplicação de veneno deve ser feita por um dedetizador.

1. A aplicação de veneno é o método mais usado para conter a proliferação de cupins. A maior parte dos produtos com esta finalidade garante o desaparecimento das pragas por até cinco anos. No entanto, como se trata de um produto tóxico e com cheiro forte, os moradores devem se ausentar da casa por pelo menos 72 horas.

O veneno de cupins não pode ser aplicado por qualquer pessoa, ou seja, ele requer o trabalho de um dedetizador preparado para não oferecer riscos de reações alérgicas. O profissional realizará o serviço de dedetização com o equipamento de segurança necessário.

2. Existem técnicas caseiras que ajudam a prevenir a invasão e proliferação dos cupins. O açúcar, por exemplo, é uma arma contra estes insetos, demonstrando mais eficiência do que outros métodos que poluem o meio ambiente. Adotar a substância rica em glicose também é um meio de extermínio mais barato.

3. A melhor forma de não ser surpreendido por cupins é a prevenção, por isso é recomendado não criar condições para a sobrevivência e reprodução das pragas. Os moradores devem conservar os ambientes sempre limpos, além de evitar o excesso de umidade ou ambientes escuros. É fundamental que a casa seja bem ventilada, já que os cupins não toleram áreas muito arejadas.

Veja também: Móveis de madeira: como conservar

4. Ao comprar um imóvel de madeira, certifique-se de que ele está em bom estado. Qualquer sinal de cupim prova que a estrutura está comprometida. As infiltrações e vazamentos também precisam ser consertados o quanto antes para que não aconteça a proliferação dos insetos.

441276 5 dicas para combater os cupins 5 dicas para combater os cupinsA atenção deve ser redobrada ao comprar um imóvel de madeira.

5. Encontre meios de tornar os móveis mais resistentes aos cupins, como é o caso da aplicação do verniz como acabamento. Prefira sempre itens fabricados com madeira tratada para impedir o aparecimento de cupins em casa.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.