Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dietas > 5 alimentos que evitam prisão de ventre durante a dieta

5 alimentos que evitam prisão de ventre durante a dieta

Por Andre

Fazer regime pode causar alguns distúrbios intestinais, principalmente quando se adota mudanças radicais no cardápio, trazendo bastante desconforto. Para lidar melhor com isso, conheça 5 alimentos que evitam prisão de ventre durante a dieta, sobre os quais vamos comentar a seguir.

5 alimentos que evitam prisão de ventre durante a dieta (Foto: Pixabay)

O que é prisão de ventre? Também conhecida como constipação ou obstipação intestinal, ela acontece quando os movimentos do intestino tornam-se menos frequentes ou difíceis, exigindo um grande esforço ao evacuar.

Os sintomas da prisão de ventre podem incluir cólica e desconforto, fezes muito ressecadas, períodos prolongados sem evacuar e flatulências, entre outros sinais, e ela geralmente está associada à baixa ingestão de fibras. As causas do problema também podem estar ligadas ao consumo de alimentos que prendem o intestino e à baixa ingestão de líquidos.

5 alimentos que evitam prisão de ventre durante a dieta

Alguns chás podem trazer alívio para o intestino preso (Foto: Pixabay)

Como evitar prisão de ventre na dieta? Conforme vimos acima, as causas da constipação estão relacionadas, na maioria das vezes, aos hábitos alimentares, que são modificados durante o regime.

Para não sofrer com esse problema, priorize o consumo de alimentos que combatem intestino preso, especialmente aqueles que são grandes fontes de fibras. O interessante é que muitos deles ajudam na perda de peso, ou seja, a sua dieta não ficará comprometida.

Cereais são grandes fontes de fibras, e não podem ficar de fora do cardápio (Foto: Pixabay)

Entre as várias opções, destacamos 5 alimentos que evitam prisão de ventre, que podem fazer parte de um cardápio saudável:

  • Grãos Integrais: farelo de trigo, aveia, quinoa, granola, linhaça e centeio são boas opções.
  • Frutas: pera, banana, amora, morango, framboesa, tâmaras, ameixa, laranja com bagaço, kiwi e mamão estão entre as melhores alternativas.
  • Legumes: beterraba, abóbora, cenoura, pimentão, etc.
  • Leguminosas: feijão, soja, lentilha, grão-de-bico, etc.
  • Chás laxantes: erva-doce, sene, cáscara sagrada, erva cidreira e ameixa preta.

Alimentos que causam prisão de ventre

A banana pode tanto causar como evitar prisão de ventre, dependendo do tipo (Foto: Pixabay)

Ao mesmo tempo em que prioriza os produtos citados anteriormente, também é bom evitar alimentos que causam prisão de ventre. Entre eles estão doces, bananas verdes, chips, salgadinhos, alimentos processados, laticínios, cafeína, arroz e carne vermelha, que devem ter o consumo reduzido.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Recomendado para você
Comentários