Menu

Notícias

Atualizado em 30 de março de 2012, às 23:55 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > 31 de março: Dia da nutrição

Para ter uma alimentação saudável, é necessário reformular alguns hábitos de vida e fornecer os nutrientes diversificados para o organismo.
418986 31 de março Dia da nutrição 31 de março: Dia da nutriçãoAproveite o Dia da Nutrição para avaliar se seus hábitos alimentares são saudáveis.

No dia 31 de março comemora-se o Dia da Nutrição. A data serve para avaliar o quanto uma alimentação saudável pode fazer a diferença na qualidade de vida das pessoas. Com certeza vários debates serão realizados para avaliar o padrão alimentar humano e os principais erros cometidos na hora de nutrir o organismo.

O Dia da Nutrição motivou a realização de vários projetos no Brasil, todos com a finalidade de melhorar os hábitos alimentares. Entre as campanhas que trabalham em função de uma dieta saudável, vale ressaltar a Estratégia Global para a Promoção da Saúde, lançada pela OMS em 2004.

A Organização Mundial de Saúde também apoia as ações do dia 31 de março, que buscam melhorar a alimentação do brasileiro. Nos debates e palestras, os especialistas no assunto procuram avaliar o déficit nutricional que acaba desencadeando diversas doenças. O estilo de vida prejudicial também é preocupante, sendo marcado pelo sedentarismo, elevado consumo de cigarros e bebidas alcoólicas.

A importância de uma nutrição saudável

418986 31 de março Dia da nutrição 2 31 de março: Dia da nutriçãoUm prato saudável.

A alimentação adequada é fundamental para reduzir os riscos de doenças e favorecer o bem-estar. Crianças, jovens e adultos precisam manter uma dieta balanceada e livre de componentes que prejudicam a saúde do corpo, além do que é importante incluir os principais nutrientes nas refeições diárias, como cálcio, ferro, proteínas e minerais.

Apesar das recomendações dos nutricionistas, não são todas as pessoas que conseguem resistir à tentação de consumir determinados alimentos. Quando a ingestão de gordura e açúcar é muito elevada, pode causar problemas sérios de saúde, como obesidade, hipertensão e diabetes.

O grande truque para ter uma alimentação saudável é evitar os exageros, não só dos alimentos ricos em açucares e gorduras, mas também dos alimentos compostos por muitos minerais. Deve, sobretudo, existir um equilíbrio nutricional para que todos os nutrientes sejam ingeridos na quantidade certa.

Dicas para ter uma alimentação saudável

418986 31 de março Dia da nutrição 1 31 de março: Dia da nutriçãoProcure basear a sua dieta na Pirâmide Alimentar.

Aproveite o Dia da Nutrição para renovar o seu cardápio alimentar, acrescentando refeições mais saudáveis. As tarefas são rotineiras e ajudam melhorar os hábitos de vida. Confira as dicas a seguir.

- Prefira consumir carnes magras e grelhadas, como peixe e frango;

- Inclua os alimentos ricos em fibras na sua alimentação, como os grãos, aveia e pão integral;

- Diminua a quantidade de sal dos alimentos;

- Reduza a ingestão de açucares;

- Limite a ingestão de gorduras saturadas;

- O consumo exagerado de gordura trans também deve ser evitado.

Na hora de mudar os hábitos em prol de uma vida saudável, procure acrescentar atividades físicas na sua rotina e abandone o cigarro.