Search

3 de dezembro: Dia Internacional do Portador de Deficiência

No dia 3 de dezembro todos estão convidados a refletir sobre a inclusão dos portadores de deficiência junto à sociedade.
Google plus

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) determinou que o dia 3 de dezembro seria a data em que se celebra o Dia Internacional do Deficiente físico. O objetivo dessa celebração é a conscientização da população mundial com relação a inclusão social e necessidades das pessoas que portam algum tipo de deficiência. Além disso, no dia 3 de dezembro o mundo todo lembra as autoridades de seu papel e de suas responsabilidades com esses cidadãos.

Leia mais sobre: 21 de setembro – Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências

A deficiência é um obstáculo que é superável (Foto: Divulgação)

Quem pode ser considerado portador de deficiência?

“A pessoa portadora de deficiência física (PPD)  é aquela que apresenta perda ou anormalidade de uma estrutura ou função fisiológica ou anatômica, que se manifesta por meio de plegias, paresias, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, e deformidade congênita ou adquirida de membros”, segundo esclarece o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia.

De acordo com o Censo de 2000, cerca de 14,5 % da população do Brasil são pessoas portadoras de deficiência física, que chegam a aproximadamente 24,5 milhões de cidadãos. Deste total, 27,1% são portadores de deficiência física.  Por isso é importante que a sociedade entenda que é necessário viver de modo harmonioso e para que isso aconteça algumas adaptações simples devem ser feitas para ajudar as pessoas com deficiência a ter uma vida com o mínimo de provações e limitações.

Saiba mais sobre: 23 de abril – Dia Nacional da Educação de surdos

No dia 3 de dezembro reflita sobre as diferenças (Foto: Divulgação)

 Dia Internacional do Portador de Deficiência: reflexão

Nesse dia 3 de dezembro, toda a população mundial está convidada a refletir sobre o caminho a ser percorrido em direção a uma sociedade inclusiva, que disponibilize oportunidades iguais para todos. Com isso, quem porta algum tipo de deficiência sente-se útil e feliz por contribuir com a evolução social do seu modo, e sendo tão importante quanto uma pessoa que se julga em plenas condições físicas de fazer tudo do modo normal, sem tantas complicações.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top