3 de dezembro: Dia Internacional do Portador de Deficiência

PUBLICIDADE

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) determinou que o dia 3 de dezembro seria a data em que se celebra o Dia Internacional do Deficiente físico. O objetivo dessa celebração é a conscientização da população mundial com relação a inclusão social e necessidades das pessoas que portam algum tipo de deficiência. Além disso, no dia 3 de dezembro o mundo todo lembra as autoridades de seu papel e de suas responsabilidades com esses cidadãos.

Leia mais sobre: 21 de setembro – Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências

A deficiência é um obstáculo que é superável (Foto: Divulgação)

Quem pode ser considerado portador de deficiência?

“A pessoa portadora de deficiência física (PPD)  é aquela que apresenta perda ou anormalidade de uma estrutura ou função fisiológica ou anatômica, que se manifesta por meio de plegias, paresias, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, e deformidade congênita ou adquirida de membros”, segundo esclarece o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia.

PUBLICIDADE

De acordo com o Censo de 2000, cerca de 14,5 % da população do Brasil são pessoas portadoras de deficiência física, que chegam a aproximadamente 24,5 milhões de cidadãos. Deste total, 27,1% são portadores de deficiência física.  Por isso é importante que a sociedade entenda que é necessário viver de modo harmonioso e para que isso aconteça algumas adaptações simples devem ser feitas para ajudar as pessoas com deficiência a ter uma vida com o mínimo de provações e limitações.

Saiba mais sobre: 23 de abril – Dia Nacional da Educação de surdos

No dia 3 de dezembro reflita sobre as diferenças (Foto: Divulgação)

 Dia Internacional do Portador de Deficiência: reflexão

Nesse dia 3 de dezembro, toda a população mundial está convidada a refletir sobre o caminho a ser percorrido em direção a uma sociedade inclusiva, que disponibilize oportunidades iguais para todos. Com isso, quem porta algum tipo de deficiência sente-se útil e feliz por contribuir com a evolução social do seu modo, e sendo tão importante quanto uma pessoa que se julga em plenas condições físicas de fazer tudo do modo normal, sem tantas complicações.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.