Menu

Notícias

Atualizado em 29 de agosto de 2012, às 4:15 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > 29 de agosto: Dia nacional do combate ao fumo

Dia Nacional do Combate ao Fumo é uma ótima oportunidade para as campanhas de conscientização, que servem para alertar os males causados pelo cigarro.

No dia 29 de agosto comemora-se o Dia Nacional do Combate ao Fumo. Esta data representa uma ótima oportunidade para pensar a respeito dos males causados pelo cigarro e o quanto o tabagismo ainda está presente na sociedade. Muitas organizações também aproveitam a ocasião para desenvolver campanhas alertando os perigos de fumar.

507946 29 de agosto Dia nacional do combate ao fumo 1 29 de agosto: Dia nacional do combate ao fumoO dia nacional do combate ao fumo é uma ótima oportunidade para as campanhas de conscientização. (Foto:Divulgação)

Origem do Dia do Combate ao fumo

Em 29 de agosto de 1980, aconteceram a 1ª. Greve Estadual Contra o Fumo e a 1ª. Meia Maratona, que se repetiu nos oito anos seguintes. O acontecimento mobilizou muitas pessoas, que estavam dispostas a lutar contra a indústria do cigarro, além de conscientizar a todos sobre os males causados pelo hábito de fumar. O movimento, que aconteceu no Paraná, foi responsável também por criar o documento intitulado de “Contra o Fumo e pela Saúde do Povo”, que recebeu 147.842 assinaturas.

O documento foi registrado em cartório em 19 de fevereiro de 1981 e, com o apoio dos parlamentares da época, o dia 29 de agosto foi escolhido como o Dia Estadual do combate ao fumo. Em 1986, o texto foi apresentado ao presidente Sarney, que instituiu oficialmente o dia 29 de agosto como Dia Nacional de Combate ao Fumo.

507946 29 de agosto Dia nacional do combate ao fumo 2 29 de agosto: Dia nacional do combate ao fumoO Dia de Combate ao Fumo se tornou nacional em 1986. (Foto:Divulgação)

O cigarro é uma ameaça para a saúde

O cigarro é uma preocupação para a saúde pública mundial, afinal, existem atualmente cerca de 1,2 bilhão de fumantes. Apesar das mensagens de conscientização a respeito dos prejuízos causados pela nicotina e outras substâncias tóxicas, muitas pessoas ainda não conseguem se livrar do vício.

No Brasil, vivem cerca de 24 milhões pessoas que fumam regulamente, sem considerar o número de fumantes passivos que também são afetados pelos agentes nocivos da fumaça do cigarro. Embora o número tenha caído consideravelmente nos últimos anos, ele ainda é preocupante.

Saiba mais: As cidades brasileiras com mais fumantes

O tabagismo causa diversos prejuízos para à saúde humana, afinal, ele envia para o organismo cerca de 4500 substâncias tóxicas e cancerígenas. Devido à ação dos seus componentes, o cigarro se mostra mais viciante do que outras drogas, como maconha, LSD e cocaína.

507946 29 de agosto Dia nacional do combate ao fumo 29 de agosto: Dia nacional do combate ao fumoCerca de 24 milhões pessoas que fumam regulamente no Brasil. (Foto:Divulgação)

Antigamente, as campanhas publicitárias insistiam em mostrar pessoas bonitas, saudáveis e inteligentes fumando para divulgar as marcas de cigarro. Entretanto, este tipo de ação foi proibida e o Ministério da Saúde se preocupou em adotar novas medidas para combater o cigarro. As embalagens que alertam os males causados pelo tabagismo representam uma das formas de conscientização.

Várias doenças estão associadas ao tabagismo, como é o caso do câncer, que não se desenvolve apenas no pulmão, mas também em outras partes do corpo, como laringe, mama, pele, útero, intestino e fígado. O fumante também corre o risco de sofrer com derrame, infarto, distúrbios respiratórios, catarata, impotência sexual, úlceras, osteoporose, entre muitos outros problemas de saúde.

Veja também: Cigarro aumenta risco de esquizofrenia

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.