Menu

Brasil

Atualizado em 28 de outubro de 2011, às 7:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > 28 de outubro: dia do funcionário público

O dia foi criado por Getúlio Vargas em 1952 e se comemora até hoje.

302919 servidor público 28 de outubro: dia do funcionário público

Servidor público é todo aquele que cumpre tarefas e serviços para a instituição pública, exercendo cargo ou função pública, há vários níveis de profissionais divididos em classes hierárquicas, que se encaixam nesse perfil, nas diversas áreas do poder e atuando ou na justiça, na saúde, segurança, contabilidade e etc. Ainda pode ser feita outra divisão entre os servidores públicos: os que trabalham na esfera municipal, estadual ou federal.

A comemoração do dia do funcionário público foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas, com a Lei nº 1.711, de 28 de outubro de 1952, com a criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.

Estabilidade e salários

302919 Dia do funcionario publico 28 de outubro: dia do funcionário público

O profissional do serviço público é selecionado através de concursos, se aprovado ele garante a profissão de funcionário público, tendo estabilidade profissional (não pode ser demitido), exceto em casos onde a falta de idoneidade é comprovada, nesses casos a pessoa é afastada de seu cargo.

Muitos jovens estudam e tentam alcançar uma vaga no serviço público, tanto pela estabilidade profissional quanto pelos altos salários que hoje são oferecidos. Os salários que são pagos aos funcionários públicos em algumas localidades são retirados de cofres públicos. Um funcionário municipal recebe pela prefeitura, um estadual recebe pelo governo do Estado e um funcionário federal é pago pelos cofres da União.

Serviço de má qualidade

Há a fama de que os servidores públicos pouco trabalham e ganham muito. Ouve-se muita reclamação dos servidores de que trabalham em condições escassas de recursos e falta de profissionais, enquanto a população reclama que os servidores públicos que prestam atendimento são ríspidos e mal educados. Na realidade, a função do funcionário público é ser educado e prestativo e estar sempre pronto para solucionar os problemas da população em geral. É uma troca de gentilezas onde só quem tem a ganhar é a comunidade.

De qualquer forma, não se pode generalizar e afirmar que todos os profissionais públicos são relaxados e não gostam do trabalho. Em toda área profissional há os bons e os maus, no entanto é necessário valorizar aquele profissional que trabalha com amor e dedicação, comemorando o dia que foi reservado para eles.

Por ser uma data que contempla milhões de brasileiros em várias áreas do poder, o dia 28 de outubro é bastante comemorado e importante como forma de reconhecer aqueles que têm serviços prestados à sociedade.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.