Menu

Curiosidades

Atualizado em 27 de setembro de 2012, às 10:19 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > 27 de setembro: Dia de Cosme e Damião

Os santos gêmeos são conhecidos mundialmente como protetores das crianças e padroeiros dos médicos.

No dia 27 de setembro comemora-se o Dia de Cosme e Damião. A data serve para homenagear os santos, mas também motiva os devotos a fazer simpatias e orações. Antes de fazer uma prece aos gêmeos, é importante conhecer um pouco sobre a história deles.

520071 27 de setembro Dia de Cosme e Damião 1 27 de setembro: Dia de Cosme e DamiãoCosme e Damião são popularmente conhecidos como padroeiros das crianças. (Foto:Divulgação)

A história de Cosme e Damião

Cosme e Damião foram irmãos gêmeos, que viveram no ano 300 depois de Cristo. Eles são louvados pela Igreja Católica e responsáveis por diversos milagres. Os fiéis normalmente recorrem aos santos pedindo proteção para as crianças.

Em vida, Cosme e Damião foram médicos e tinham o costume de fazer caridade aos pobres. Na época, os dois montaram uma espécie de hospital para cuidar dos necessitados e pregar a palavra de Jesus. Para curar os doentes, os irmãos preparavam remédios à base de ervas amargas. Como as crianças reclamavam do gosto, Cosme e Damião procuravam distraí-las com doces.

Há várias versões sobre a morte dos gêmeos, mas tudo indica que eles sofreram perseguição, foram presos e torturados. O povo ficou desolado com o trágico destino de Cosme e Damião, por isso as pessoas deixavam doces sobre a sepultura dos irmãos, assim as almas maltratadas poderiam encontrar o caminho da paz com mais tranquilidade.

Saiba mais: Dia de São Cosme e Damião

Origem da data

520071 27 de setembro Dia de Cosme e Damião 2 27 de setembro: Dia de Cosme e DamiãoA distribuição de doces é uma das práticas comuns do Dia de Cosme e Damião. (Foto:Divulgação)

No dia 27 de setembro aconteceu o enterro dos irmãos Cosme e Damião, por isso a data foi escolhida para louvá-los e homenageá-los. Depois de mortos, houve relatos de que eles apareceram materializados para crianças que sofriam com violência. Os santos até hoje também são associados ao milagre da cura e ocupam o título de ‘padroeiros dos médicos’.

Não é apenas a Igreja Católica que celebra o dia de Cosme e Damião, outras religiões também reconhecem a importância dos gêmeos, como é o caso Candomblé. No Brasil, a data costuma ser comemorada com festa, principalmente quando se trata da cultura baiana. A ocasião se revela propícia para a distribuição de doces entre as crianças.

Oração de Cosme e Damião

São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes a cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.

Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila.

Que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração.

Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: “Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu”.

São Cosme e Damião, rogai por nós.

Simpatia de São Cosme e Damião

520071 27 de setembro Dia de Cosme e Damião 27 de setembro: Dia de Cosme e DamiãoNo dia de Cosme e Damião, as pessoas oram e fazem simpatias. (Foto:Divulgação)

Para acalmar criança agitada: pegue uma roupa da criança e lave normalmente. Na última etapa da lavagem, deixe a peça de molho em um litro de água, misturado com uma colher de açúcar cristal. Feito isso, acenda duas velas brancas e peça para que os santos acalmem a criança.

Para curar uma doença: prepare um bolo em homenagem a Cosme e Damião, com toda a fé e carinho. Quando a iguaria estiver pronta, deixe-a em um jardim ou praça, acompanhada de duas garrafinhas de refrigerante. Em seguida, faça uma oração para os santos.

Veja também: 13 de junho: Dia de Santo Antônio