Menu

Notícias

Atualizado em 25 de julho de 2012, às 14:46 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > 26 de julho: dia dos avós

O dia 26 de julho é a ocasião perfeita para agradecer todo o carinho que os avós dedicaram a você desde o seu nascimento.
491184 26 de julho dia dos avós 1 26 de julho: dia dos avósO dia dos avós merece ser comemorado com muito carinho e amor. (Foto:Divulgação)

No dia 26 de julho é comemorado o dia dos avós. Esta data serve para parabenizar estas pessoas tão importantes, que apesar da idade avançada, contribuem para que a vida seja mais agradável, divertida e repleta de boas histórias.

Nem todos possuem o privilégio de ter os avós por perto, por isso quem conta com estas grandes companhias deve valorizá-las e encontrar meios de aproveitar os momentos da melhor forma possível. Um bom neto sabe como agradar seus avós com gestos simples, mas que simbolizam admiração e amor incondicional.

Saiba mais: Mãe em dobro: como ser uma boa avó

A importância dos avós

A vida dos avós nem sempre é fácil, afinal, eles precisam conviver com o fato de que estão envelhecendo e que não possuem a mesma vitalidade da juventude. Além das doenças que aparecem com o avançar da idade, eles devem enfrentar os preconceitos e o descaso que existe com a terceira idade. Embora as condições para viver não sejam fáceis, os netos tornam o dia a dia do idoso mais leve, pois ele pode se entreter com atividades, contar com boas companhias e não cair no tédio de uma rotina sem emoções.

Os laços de afinidade que existem entre avós e netos garantem uma importante troca de experiências. As pessoas mais velhas possuem muito que ensinar através de suas histórias e lições de vida. Já os netos, que representam uma geração mais recente, podem apresentar novidades do seu tempo para que o vovô ou a vovó fique por dentro do que acontece no mundo moderno.

491184 26 de julho dia dos avós 2 26 de julho: dia dos avósOs mais velhos sempre possuem muito o que ensinar. (Foto:Divulgação)

Depois de viver a experiência de maternidade ou paternidade, ter um neto é a grande recompensa da vida. Sem tantas responsabilidades, os avós possuem tempo de mimar o novo integrante da família e passar momentos felizes juntos. Além de dengos e mimos, os avós também exercem um papel muito importante na educação de crianças e adolescentes.

Nem todas as avós ficam sentadas numa cadeira de balanço fazendo tricô ou assistindo programa de culinária, em pleno século XXI. O perfil da vovó, idosa e conservadora, está aos poucos se modificando, afinal, ela tem procurado se manter atualizada sobre as novidades do mundo: frequenta o baile da terceira idade, pinta o cabelo com cores diferentes, participa de bate-papo na internet e tem joguinhos no celular. O mesmo vale para o vovô, que está cada vez mais moderno e deixando de lado o estereótipo de velho.

Não importa se os avós são conservadores ou moderninhos, o que realmente tem significado é o papel que eles ocupam nas vidas dos seus netos. Eles normalmente servem de referência para toda a família e são associados às melhores lembranças do passado.

Como celebrar o dia dos avós?

491184 26 de julho dia dos avós 26 de julho: dia dos avósDedique algumas horas do seu dia ao seu avô ou avó. (Foto:Divulgação)

Confira a seguir algumas dicas para tornar a data especial:

- Ensine os avós a usar a internet, mostrando-lhes conteúdos interessantes;

- Faça um passeio ao ar livre na companhia dos avós;

- Escreva uma carta para surpreendê-los no Dia dos Avós;

- Sirva café na cama, com os quitutes favoritos dos avós;

- Presenteie com uma lembrancinha carinhosa, como é o caso das peças artesanais.

- Se sua avó é vaidosa, presenteie com a Linha de Produtos Natura Vovó.