Curiosidades

22 de agosto, Dia do Folclore, conheça a origem da data

Por Isah

No dia 22 de agosto comemora-se o Dia do Folclore Brasileiro. Esta data é muito importante para aumentar a bagagem cultural das pessoas, além do que serve para relembrar as principais lendas e mitos que caracterizam a cultura popular.

A data comemorativa serve para relembrar os mitos e lendas da cultura popular. (Foto:Divulgação)

As histórias que passam de geração para geração são recontadas no dia 22 de agosto, sobretudo nas escolas de educação infantil e centros culturais. Os professores falam a respeito das principais lendas do Brasil, que surgiram graças à imaginação fértil das pessoas que vivem nas regiões interioranas.

Além de servir para relembrar as lendas e mitos do Brasil, o Dia do Folclore também tem a finalidade de resgatar hábitos e costumes de outras gerações, como as danças e brincadeiras.

O que é o folclore?

A palavra folclore tem origem inglesa e resulta da junção de dois termos: “folk”, que significa povo e “lore”, que em português é cultura.

O folclore é dividido em lendas e mitos, sendo que muitas narrativas serviram de inspiração para a montagem de festas populares. Os personagens mitológicos são aqueles que dão sentido as coisas do mundo e possuem forte potencial simbólico. Já as lendas folclóricas são transmitidas oralmente e tentam justificar os acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

O curupira é um personagem do folclore brasileiro. (Foto:Divulgação)

As lendas estão presentes nos quatro cantos do país, causando medo e curiosidade na população. Entre os personagens folclóricos mais lembrados, vale ressaltar o Saci Pererê, o Curupira, o Lobisomem, a Sereia, o Boto cor de rosa e o Boitatá.

Saiba mais: Folclore Brasileiro – Tudo Que Você Quer Saber

A origem do Dia do Folclore

O Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, foi instituído pelo Congresso Nacional em 1965. A criação da data teve como objetivo valorizar e homenagear as histórias folclóricas que surgiram da cultura popular brasileira. Embora muitas pessoas não se lembrem das lendas, o Dia do Folclore serve de incentivo para resgatar as narrativas contadas de geração a geração.

Principais personagens do Folclore Brasileiro

Veja a seguir informações sobre os principais personagens dos contos folclóricos.

– Saci Pererê: O menino negro de uma perna só, que vive com um cachimbo na boca e usa gorro vermelho. Ele adora fazer travessuras nas áreas rurais.

– Iara: também chamada de sereia ou mãe d’água, ela é metade mulher e metade peixe. Diz a lenda que ela seduz os homens com o seu canto e os leva para as profundezas do mar.

– Lobisomem: homem que se transforma em lobo nas noites de lua cheia e fica enfurecido.

– Mula-sem-cabeça: conta a lenda que este personagem é assombração de uma mulher que foi amaldiçoada pelos seus pecados, inclusive de ter relações sexuais com um padre.

– Curupira: é o protetor das florestas, por isso persegue todos aqueles que tentam destruir a natureza. É representado pela figura de um anão com os pés virados para trás.

O boto se transforma em um moço charmoso para seduzir as mulheres. (Foto:Divulgação)

– Boto: nas noites de bailes e festas, o boto se transforma em um homem charmoso e bonito, que encanta as mulheres e as engravida. Depois da relação sexual, ele mergulha nas águas e se transforma em boto de novo.

 Saiba mais: Lendas do Folclore, Mitos e Contos Folclóricos

Recomendado para você

Comentários

192 respostas para “Site Meu Vivo, www.vivo.com.br/meuvivo”

  1. cristovao brito disse:

    fui em uma das lojas aqui no Rio e fiquei esperando1hora e 20min esperando o atendimento mais nao pude esperar mais .pois tinha na minha frente mais 2 pessoas .uma loja deste porte fica inademicivel so ter uma pessoa para attender.[localizada na av:rio branco 156 3 piso] sem ninguen da uma justificativa.sou cliente dedsde quando a companhia surgiu no brasil.

  2. Gilberto Gaspar disse:

    Meu telefone fixo está mudo, e a internet funciona , o que será?, já troquei o aparelho e as tomadas.

  3. marcia jesus da silva souzamarcia disse:

    quero fazer um pedido de telefone fixo

  4. Geralda Marques Pereira Vicente disse:

    Quero fazer o cancelamento do plano do meu vivo, vivo controle ilimitado , linha ddd 011995018737

  5. Leonildo barbosa disse:

    A minha fatura é descontada no banco estou devendo OK

  6. fabiane silva de moraes disse:

    eu quero cancelar a internete que esta no nome do meu esposo e faz 4 horas q estou tentando e minguem me atende so colocam musica pra mim escutar não quero ouvir musica se vcs não me atender´pra canselar vou ir no procom e vou cancelar as 2 net q tenho to cansada de espera

  7. José Joaquim Veloso disse:

    quero que imediatamente cancelem meu plano vivo tudo, pois não quero meu número é ( 89) 81252611

  8. jeremias tome de oliveira disse:

    gostaria de recber a fatura do meu vivo todos meses no meu imal, obrigado

  9. Marcilei disse:

    quero resolver problemas da minha net , e ninguém resolve nem no 1058 e nem *8486, esse sistema da vivo é arcaico demais e ficam me mandando número de protocolo que nem fui atendido

  10. carlos roberto da silva disse:

    venho por meio desta ,informar a esta estimada empresa ; – Que nao recebo a minha fatura desde abril ,quero saber oq esta acontecendo do ocorrido ,pois meu telefone movel encontra-se broqueado ;peço no futuro mais atençao ,para q nao ocorra novamente esse problema ;pois os atendentes nao m ajudaram em nada…………………………………………………………..sem mais obrigado

  11. derenilson da silvasantos disse:

    desde de cinco meses atras eu venho tentando revolver um problema com a vivo ja passei por todos os atendentes ninguem resolve so mim enrola com meus pontos acumulados nao tenho nenhuma informaçao so presta para cobrar faturas vou procurar meus direito na procon

  12. Claudiléia de Amorim Santos disse:

    segunda via da conto referente ao mês 04 /15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *