Menu

Notícias

Atualizado em 21 de setembro de 2012, às 5:10 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > 21 de setembro: Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências

Conheça mais sobre o dia 21 de Setembro, o Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências.

No dia 21 de Setembro, comemoramos o dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiências. A data foi estipulada após um encontro nacional, realizado no ano de 1982, entre entidades nacionais dedicadas aos direitos da pessoa deficiente. Com certeza, é um marco na história nacional. Acompanhe nossa matéria para conhecer um pouco mais sobre o Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências – 21 de Setembro.

Conheça mais sobre o curso de inclusão de pessoas com deficiência.

517232 Desde 1982 o dia 21 de Setembro foi consagrado como o Dia Nacional da Luta de Pessoas com Deficiência. Foto divulgação 21 de setembro: Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências Desde 1982, o dia 21 de Setembro é consagrado como o Dia Nacional da Luta de Pessoas com Deficiência. (Foto: divulgação)

Conhecendo um pouco mais sobre a história da data nacional

No ano de 1969, a Rehabilitation International (RI) realizou uma análise sobre a incidência e prevalência de pessoas portadoras de deficiências. A organização em questão é conduzida por pessoas com deficiência, oriundos de provedores de serviços e órgãos governamentais que visam a melhora da qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência. Após o estudo realizado, a RI comprovou que uma a cada dez pessoas em todo o mundo possuem algum tipo de deficiência. A partir dessa comprovação, a ideia tomou força e no ano de 1982, foi realizado o encontro e estipulado que o dia 21 de Setembro seria a Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências.

Uma realidade brasileira

Para se ter uma ideia, no Brasil, existem cerca de 27,5 milhões de pessoas com deficiências, mesmo havendo discussões sobre a exatidão dos números. Vale ressaltar que a proporção anteriormente mencionada é aceita pela Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS), Rehabilitationa International, assim como pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatísticas (IBGE). Este mostrou através do Censo 2000 que aproximadamente 24,6 milhões de pessoas ou 14,5% da população total, apresentam algum tipo de deficiência. Para os dados, foi levado em consideração diversos tipos de deficiência, entre elas as relacionadas a visão, audição,  locomoção e também as mentais.

517232 São diversos os problemas enfrentados pelas pessoas portadoras de deficiências. Foto divulgação 21 de setembro: Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências São diversos os problemas enfrentados pelas pessoas portadoras de deficiências. (Foto: divulgação)

Conheça mais sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas portadoras de deficiências

As dificuldades encontradas pelas pessoas portadoras de deficiências físicas vão além de dificuldades na acessibilidade. Assim, separamos algumas informações sobre alguns desses problemas.

  • Medicamentos e tratamento de alto custo;
  • Alto índice de discriminação e preconceito;
  • Dificuldade em encontrar um espaço no mercado de trabalho;
  • Ausência de escolas preparadas para receber e preparar crianças portadoras de deficiência para a sociedade;
  • Alto custo de equipamentos mais sofisticados;
  • Burocracia excessiva para que as pessoas com deficiência tenham acesso a alguns benefícios;
  • Falta de acessibilidade aos meios de comunicação e entretenimento;
  • Falta de capacitação de pessoas que trabalham com o atendimento público;
  • Falta de transporte público acessível.
517232 moda inclusiva roupas para portadores de deficiencia 6 32 377 21 de setembro: Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências Segundo dados do IBGE, 14,5% da população nacional possui algum tipo de deficiência. (Foto: divulgação)

O dia 21 de Setembro foi estipulado no ano de 1982, como o Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências. São diversos os obstáculos que essas pessoas enfrentam na sociedade. Torcemos para que essa realidade mude e assim, estamos juntos nessa luta.

Saiba mais sobre o plano viver sem limite.