Menu

Notícias

Atualizado em 21 de março de 2013, às 12:35 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > 21 de março: Dia internacional contra a discriminação racial

Nesse dia 21 de março é preciso incentivar a igualdade entre os povos dizendo 'não' ao preconceito racial.

Os Correios fizeram o lançamento nesta quinta-feira (21 de março), de um selo da série “América – Luta contra a Discriminação Racial” em comemoração ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. Os novos selos também marcam o aniversário de 10 anos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir).

Leia mais sobre: Como denunciar preconceito racial

598583 21 de março Dia internacional contra a discriminação racial 01 21 de março: Dia internacional contra a discriminação racialO Dia 21 de março é o Dia Internacional contra o preconceito racial (Foto: Divulgação)

História do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, cerca de 20 mil negros faziam um protesto contra a lei do passe. Essa lei obrigava essas pessoas a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular, já que eram negras. Cansados de serem tratados como se tivessem uma doença contagiosa, os negros dessa região foram às ruas.

Quando chegaram no bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, os negros que ali estavam foram atacados e o exército matou 69 pessoas e feriu outras 186. Esta ação ficou conhecida interenacionalmente como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas, determinou que no dia 21 de março fosse o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

Saiba mais sobre: Famosos que já sofreram com racismo: fotos

598583 21 de março Dia internacional contra a discriminação racial 02 21 de março: Dia internacional contra a discriminação racialNessa data, incentive a igualde entre os povos (Foto: Divulgação)

Saiba onde comprar os selos da luta contra o racismo

Os selos vendidos pelos Correios da luta contra o racismo poderão ser comprados por meio da loja virtual, pela Agência de Vendas a Distância (centralvendas@correios.com.br) ou nas agências dos Correios em todo o Brasil. Além dos Correios, centenas de instituições que lutam contra o preconceito racial aproveitam essa data para fazer palestras e manifestações contra esse mal, que pode parecer escasso, mas que na verdade, ainda existe. Faça a sua parte e lute também pelo direito de igualdade. Comece dentro da sua casa, ensinando seus filhos a respeitar as diferenças.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.