Menu

Notícias

Atualizado em 19 de março de 2012, às 14:35 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > 20 de março: Início do outono

Folhas caídas, primeiros indícios de frio e aumento das colheitas são fatores que caracterizam a estação.
411954 20 de março Início do outono 20 de março: Início do outonovAs folhas amareladas e caídas transformam as paisagens no outono.

O dia 20 de março é marcado no Hemisfério Sul como o início do outono. A estação que substitui o verão e antecede o inverno possui características próprias que podem ser constatadas principalmente nos cenários da natureza. Os tapetes de folhas secas que formam nos jardins ou mesmo a queda da temperatura são sinais de que o período começou.

No Hemisfério Sul, o outono se estende até 20 de junho. Os atributos da estação se devem a inclinação do eixo da Terra, além do movimento de translação, no qual o planeta se desloca ao redor do sol. O outono só se inicia no Hemisfério Norte no dia 23 de setembro e se estende até 22 de dezembro, sendo o período oposto à primavera dos países do sul.

Existem nomenclaturas diferentes para definir a estação em cada hemisfério do planeta. No Norte, chama-se Outono boreal, enquanto no Sul o período se chama Outono austral.

Marcas do Outono

411954 20 de março Início do outono 1 20 de março: Início do outonoO outono é perfeito para colher frutas.

No outono, a natureza passa a assumir novas cores, evidenciando o laranja, o amarelo e os tons terrosos. Gradualmente o calor que fazia no verão é substituído pelo friozinho típico do período outonal, influenciando desta forma no vestuário, na decoração da casa e nos hábitos de vida das pessoas.

Entre as mudanças climáticas que acontecem no outono, vale ressaltar a brisa fresca que ameniza o calor no final da tarde ou durante a noite. Durante esta estação, a umidade do ar costuma diminuir, o que acaba desencadeando a mudança brusca das cores das folhas das árvores. Ao longo dos meses outonais, as flores entram em um estágio chamado de hibernação, exigindo mais cuidado com regas, adubo e iluminação.

O outono se destaca como um período importante para as colheitas agrícolas, sobretudo nos países com invernos rigorosos. Trata-se de uma época perfeita para o desenvolvimento das árvores frutíferas, responsáveis por fornecer frutos saborosos e nutritivos.

Os efeitos do outono

- Na natureza: como as folhas perdem nutrientes, elas começam a amarelar até cair no chão. A redundância do episódio contribui com a formação de tapetes de folhas secas, transformando o visual de parques e jardins. Apesar dos cenários menos floridos, trata-se de uma época perfeita para colher frutos.

- Na decoração: o friozinho começa a invadir as residências e isto exige alguns ajustes nos ambientes residenciais. Com a chegada do outono, vale a pena investir numa decoração mais acolhedora e confortável, com cortinas pesadas, almofadas macias e tapete felpudo. As cores que prevalecem no interior da casa também contribuem com a sensação de aquecimento.

- Na moda: ao anteceder o inverno, o outono desencadeia uma expressiva queda nas temperaturas. Desta forma, é importante deixar os agasalhos e blusas de manga comprida em lugares mais acessíveis no guarda-roupa. Para ficar na moda, vale a pena conhecer as tendências da estação!

411954 20 de março Início do outono 2 20 de março: Início do outonoCom a chegada do frio, quem sofre de rinite precisa tomar cuidado.

- Na saúde: com a chegada do frio, é comum aumentar as crises de alergia. Quem sofre com rinite deve ter cuidados redobrados para desfrutar de qualidade de vida ao longo da estação.